Unidade Judiciária realiza audiência no Cesusc

1 de junho de 2010

Na última segunda-feira, dia 24 de maio, no auditório do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), ocorreram audiências reais com a participação de alunos do Curso de Direito da Faculdade. Essas audiências seriam realizadas na Unidade Judiciária de Santo Antônio de Lisboa, mas por meio do Escritório de Atendimento Jurídico (Esaj), foi permitiu-se a ocorrência dessa forma.

De acordo com a Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, Profª Isabela Medeiros, “a proposta é uma maneira de aproximar o Judiciário do universo acadêmico. Embora os alunos estudem Direito, muitos passam vários anos na Faculdade sem ter tido acesso a uma audiência real. Os alunos têm práticas simuladas nem sempre condizentes com a realidade”.

Para o Juiz de Direito Vilson Fontana, trazer as audiências para a Faculdade é muito importante, pois vários alunos podem receber explicações e entender o funcionamento da Unidade Judiciária e dos processos. “Quando os alunos assistem a uma audiência, veem o que está ocorrendo, mas não têm as minúcias do processo. Então, nesse tipo de evento conseguimos, antes ou após a audiência, mostrar aos acadêmicos exatamente o que ocorre naquele processo. Esse tipo de prática é muito mais enriquecedor do que uma simples audiência, em que os alunos assistem calados sem poder fazer perguntas”, disse em entrevista à Rádio CBN Diário.

Cerca de 240 alunos participaram do evento. Essa foi a primeira vez no Estado que ocorreu uma audiência, com a presença de alunos, em parceria com uma Faculdade e uma Unidade Judiciária.