Assembléia Legislativa promove seminário para estudantes conhecerem o Parlamento

26 de abril de 2008

A Assembléia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), por meio de sua Escola do Legislativo e do Programa Conhecendo o Parlamento, promove o Seminário "A Universidade e o Parlamento: Provocando Novas Idéias”, nos dias 28 e 29 de abril.

O objetivo é aproximar o Parlamento das Instituições de Ensino Superior, propiciando momentos de reflexão e ampliação de conhecimentos sobre as funções e atribuições por ele desenvolvidas e construção de valores éticos e democráticos, contribuindo para o exercício pleno da cidadania.

O evento é indicado a acadêmicos, professores e demais interessados em momentos de reflexão e ampliação do conhecimento sobre o tema. A carga horária será de 14 horas/aula, todas ministradas no Auditório Antonieta de Barros, da ALESC. Inscrições pelo site da Escola do Legislativo.

DIA 28/04/2008 – Segunda – feira
18h00 : Credenciamento
18h30 : Solenidade de Abertura
19h00 : Conferência
“A História Política do Brasil”
Palestrante: Prof. Dr. Antônio José Barbosa -Professor da UNB – Doutor em História pela UNB.

DIA 29/04/08 – Terça – feira

8h30 – Palestra
“Democracia Representativa e os Instrumentos de Participação Direta do Povo”
Palestrante: Deputado Estadual Sebastião Helvécio (MG) – Bacharel em Direito e Doutor em Planejamento e Políticas Públicas pela UERJ.
9h30 : Debate
10h15 : Café
10h30 : Palestra
“O Papel do Poder Legislativo no Sistema de Políticas Públicas”
Palestrante: Cristiano Ferri Soares de Faria
Servidor da Câmara Federal – Formação em Direito e Doutorando em Ciências Políticas e Sociologia pelo IUPERJ
11h30 : Debate
12h15 : Intervalo para almoço
14h00 : Palestra
“Democracia e Participação: Um Desafio de Cidadania”
Palestrante: Prof. Dr. Celso Kraemer – Professor da FURB – Formação em Filosofia e Doutor em Filosofia pela PUC/SP
15h00 : Debate
15h45 : Café}16h00 : Palestra
“Ética e Cidadania: Construindo Valores”
Palestrante: Prof. Mestre Genuíno Bordignon – Prof. da UNB – Mestre em Administração de Sistemas Educacionais pela FGV/ IESAE – RJ
17h00 : Debate
17h45 : Solenidade de encerramento
18h15 : Entrega de certificado.