Visita a indústria em Lages oferece aos alunos de Administração uma visão ampla

25 de agosto de 2008

Uma tarde de muito aprendizado para os estudantes de 4ª a 6ª fases do curso de Administração. Assim foi a visita à unidade da empresa do ramo de bebidas Ambev localizada em Lages. Em 4 horas, os alunos fizeram um passeio pela fábrica, conhecendo os setores de produção, qualidade e envasamento. Assistiram ainda a uma apresentação sobre o sistema ambiental da empresa e também à palestra com o gerente industrial sobre as diferentes marcas de cerveja comercializadas, seus sistemas de produção e princípios de marketing adotados.

Segundo o professor do curso de Administração que acompanhou a visita, Carlos Martins, o objetivo foi mostrar aos acadêmicos algumas práticas da produção de uma organização desse porte. “A visita serviu como um verdadeiro laboratório, permitindo identificar visualmente as características de um processo de produção contínuo como o de uma cervejaria, a utilização de alta tecnologia e de capital intensivo, a necessidade de se manter um sistema de qualidade apurado e estágios no processo de produção, além de questões de responsabilidades ambiental”.  O professor dá ainda a dica para quem se interessar em melhor aproveitar uma visita didática como essa: “O ganho, ao se visitar uma empresa, é sempre maior quando o aluno incorporou os conceitos em sala de aula e vai para a visita em campo com o espírito de um investigador, de modo a fortalecer ainda mais seus conhecimentos”, afirma.

A estudante Giseli Aparecida Borgaro, que participou da visita, ressalta que pôde ver durante a visita o que aprendeu em sala de aula, desde a gestão de pessoas aos processos de produção de cerveja. “Tudo fica bem mais fácil quando se aprende na prática”, conta.

O professor Carlos Martins realça ainda a necessidade presente no mercado atual de que o administrador compreenda bem todas as etapas do processo produtivo e de gestão de uma empresa. “Um bom administrador é aquele que conhece todo o processo. Esse é o tipo de pessoa que as empresas estão procurando no mercado. Não é mais um conhecedor apenas de finanças, por exemplo, mas alguém que participa de grupos multifuncionais, em busca das melhores práticas, visando tornar a empresa mais produtiva.  Somente um administrador assim é que fará a diferença nos tempos atuais e futuros”, conclui.

E foi essa visão ampla do negócio que os alunos puderam adquirir, garante Giseli. “Ficou mais evidente a questão do processo produtivo e conceitos como tempo de set up, leed times de fabricação, produção enxuta, campanhas de incentivo, pesquisa de mercado e principalmente o controle de qualidade”.

O grupo de 39 acadêmicos do Cesusc foi um dos primeiros selecionados para conhecerem a nova planta industrial da empresa, depois de três anos sem visitação de estudantes ao local.