Pesquisa de alunos de Psicologia será apresentada em Congresso no Rio de Janeiro

24 de novembro de 2009

As acadêmicas Maria Augusta Passos e Maira Feier Brenner da 6ª fase do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc, terão sua pesquisa apresentada no II Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte (Aprapesp), no Rio de Janeiro. O trabalho teve a participação do acadêmico Sergio Murilo Duarte Oliveira Hey, também da 6ª fase, que irá à cidade carioca para fazer a apresentação.

O tema do trabalho é a “Identidade Grupal dos Surfistas de Florianópolis: o Fenômeno do Localismo”. O Congresso será sediado na Universidade Estadual do Rio e Janeiro (UERJ) entre os dias 26 e 28 de novembro.

Segundo os acadêmicos “a prática ocorre em todos os locais do País e do mundo. Esses movimentos visam preservar a identidade histórica e cultural da região”. O trabalho faz uma relação entre o fenômeno do localismo, que se caracteriza no momento em que o surfista local tende a se sentir extremamente desconfortável perante a presença de um outro surfista de fora e traça um conceito de agressividade de acordo com a Psicologia do Esporte.