6 dicas para fazer uma segunda graduação e crescer profissionalmente

12 de dezembro de 2017

Você já pensou em fazer uma segunda graduação para crescer ainda mais profissionalmente? Ou já pensou em uma nova graduação que poderia lhe ajudar a dar uma guinada na sua trajetória profissional?

Uma segunda graduação pode ajudar a melhorar o seu currículo, principalmente a longo prazo, e abrir ainda mais as portas para você como profissional. Um segundo curso no ensino superior pode ajudá-lo a convergir habilidades no mercado de trabalho, além do fato de que pessoas com conhecimentos multidisciplinares são muito bem vistas e altamente demandadas pelas empresas.

Confira dicas que você deveria levar em conta na hora de escolher uma segunda graduação

Na hora de escolher uma segunda graduação, pode ser bastante útil você ficar atento a alguns aspectos. Veja algumas dicas que podem ajudar você nessa escolha:

1. Se você pensa em resultados a médio prazo, não escolha algo completamente diferente de sua área inicial. Por exemplo: se você é arquiteto e escolheu fazer Filosofia, provavelmente terá dificuldade de encontrar um novo trabalho por causa da falta de foco que essa escolha pode sinalizar. Por isso, prefira uma área complementar ou relacionada com a sua primeira graduação.
  2. A segunda graduação é uma alternativa ainda mais interessante se a profissão que você deseja é regulamentada, como é o caso de cursos como Administração, Direito e Psicologia. Essas áreas também fornecem informações relevantes para diferentes campos de atuação e setores da economia, o que valoriza muito um currículo.
  3. Cursos ligados à Tecnologia da Informação estão em alta devido à demanda crescente por esses conhecimentos e os serviços resultantes deles. Em uma outra área promissora é o Direito, que vem ganhando força na especialidade em compliance, que é o responsável por adequar os negócios às leis e aos regulamentos vigentes. Avaliar áreas como essas, valorizadas pelo mercado e com perspectiva futura, também é uma boa dica para você que está pensando em fazer uma segunda graduação.
  4. Você também deve ter em mente que a segunda graduação que você escolher pode ser importante como complemento técnico à sua primeira formação, na medida em que ela vai permitir que você adquira habilidades e ferramentas específicas que não seriam disponibilizadas em um curso de pós-graduação.
  5. Para quem faz planos a longo prazo, uma segunda graduação também pode ser ideal para quem pretende manter-se ocupado após a carreira. Estudos já mostram que as pessoas estão, cada vez mais, desempenhando duas ou três carreiras diferentes durante a vida. Um exemplo disso é que muitos profissionais de áreas distintas e variadas optam por cursar Direito para, em uma segunda fase de suas vidas, poderem advogar.
  6. Outra dica importante para você que pensa em fazer uma segunda graduação é aproveitar ao máximo, nessa segunda fase de aprendizado no ensino superior, as oportunidades que o curso oferece para fazer estágios, participar de cursos e seminários. Com isso, você poderá estreitar alguns contatos de networking desenvolvidos durante a sua carreira ou ampliar a sua rede de relacionamentos profissionais, além de, claro, aumentar o seu aprendizado na nova área.

Oportunidades abertas para a sua segunda graduação na Faculdade Cesusc

As oportunidades para você fazer a sua segunda graduação estão abertas na Faculdade Cesusc, de Florianópolis, que conta com nove cursos, sendo um online, o de Gestão Comercial, e oito presenciais: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Direito, Gestão de Tecnologia da Informação, Marketing, Produção Multimídia e Psicologia.

Se você já concluiu um curso superior, não precisa passar pelo Vestibular para concretizar o sonho da segunda graduação. Basta solicitar o reingresso. É um processo rápido e simples, mas requer alguns documentos, disponíveis no site da Faculdade em Reingresso.