Acessibilidade, uma preocupação constante no Cesusc

1 de abril de 2008

Escadas, corredores estreitos, mesas altas, banheiros impróprios, são muitos os obstáculos que um portador de deficiência física pode enfrentar ao circular por um prédio público. Para instituições de ensino superior, o Ministério da Educação (MEC) normaliza, para  que haja uma série de estruturas conferindo a maior acessibilidade possível.

O Cesusc observa essas determinações e é interessante que você as conheça melhor até para que se possa checar a existência dessas facilidades em outros espaços públicos, assim como conscientizar-se das dificuldades enfrentadas muitas vezes pelos portadores de necessidades especiais.

Segundo o engenheiro responsável pela construção da estrutura física do Cesusc, Gilson Junkes, que é também membro da Mantenedora da Faculdade, o campus conta com alguns recursos chaves para o portador de deficiência física: o aluno tem acesso a todas as dependências da Faculdade por meio de elevador, rampas e corredores próprios para sua circulação; conta ainda com vagas reservadas no estacionamento e banheiros nos moldes estabelecidos pela legislação pertinente. "O Cesusc foi construído, segundo um projeto diferenciado e moderno com qualidade superior, e não poderia deixar de incluir planejamento quanto à acessibilidade"; explica.

A aluna da 5ª fase do curso de Direito, Ana Paula de Bona (na terceira foto de cima para baixo), conta que a estrutura física disponibilizada foi um dos motivos pelos quais escolheu estudar no Cesusc. "Eu acho que em termos de colégio e outras instituições em que estudei o Cesusc é o melhor quanto à acessibilidade. Sempre havia escadas, rampas enormes, pequenas coisas que fazem a diferença”, diz.

Para Ana, o fácil acesso à Biblioteca (localizada no segundo piso do prédio), é um bom exemplo de como foi planejada a estrutura para facilitar o deslocamento do portador de deficiência física. “Para chegar na Biblioteca, utilizo o elevador e passo pelos corredores que são bem largos. O espaço físico da Biblioteca é ótimo e amplo e posso me locomover tranquilamente, com boa distância entre as estantes. Minha única dificuldade são os livros nas prateleiras mais altas, mas os funcionários são sempre muito solícitos e ajudam a encontrá-los. As mesas de estudos têm uma altura ótima, porque não cansam o braço para escrever", conta.

Conheça a lei
A Portaria Federal nº 3.284/2003/MEC determina as seguintes medidas no que diz respeito à acessibilidade para portadores de deficiência física em instituições de ensino superior:

"I – com respeito a alunos portadores de deficiência física:

a) eliminação de barreiras arquitetônicas para circulação do estudante, permitindo acesso aos espaços de uso coletivo;

b) reserva de vagas em estacionamentos nas proximidades das unidades de serviço;

c) construção de rampas com corrimãos ou colocação de elevadores, facilitando a circulação de cadeira de rodas;

d) adaptação de portas e banheiros com espaço suficiente para permitir o acesso de cadeira de rodas;

e) colocação de barras de apoio nas paredes dos banheiros;

f) instalação de lavabos, bebedouros e telefones públicos em altura acessível aos usuários de cadeira de rodas."