Escadas, corredores estreitos, mesas altas, banheiros impróprios, são muitos os obstáculos que um portador de deficiência física pode enfrentar ao circular por um prédio público. Para instituições de ensino superior, o Ministério da Educação (MEC) normaliza, para que haja uma série de estruturas conferindo a maior acessibilidade possível. O Cesusc observa essas determinações e é interessante que você as conheça melhor até para que se possa checar a existência dessas facilidades em outros espaços públicos, assim como conscientizar-se das dificuldades enfrentadas muitas vezes pelos portadores de necessidades especiais. |
|
Segundo o engenheiro responsável pela construção da estrutura física do Cesusc, Gilson Junkes, que é também membro da Mantenedora da Faculdade, o campus conta com alguns recursos chaves para o portador de deficiência física: o aluno tem acesso a todas as dependências da Faculdade por meio de elevador, rampas e corredores próprios para sua circulação; conta ainda com vagas reservadas no estacionamento e banheiros nos moldes estabelecidos pela legislação pertinente. "O Cesusc foi construído, segundo um projeto diferenciado e moderno com qualidade superior, e não poderia deixar de incluir planejamento quanto à acessibilidade"; explica. |
|
A aluna da 5ª fase do curso de Direito, Ana Paula de Bona (na terceira foto de cima para baixo), conta que a estrutura física disponibilizada foi um dos motivos pelos quais escolheu estudar no Cesusc. "Eu acho que em termos de colégio e outras instituições em que estudei o Cesusc é o melhor quanto à acessibilidade. Sempre havia escadas, rampas enormes, pequenas coisas que fazem a diferença”, diz. Para Ana, o fácil acesso à Biblioteca (localizada no segundo piso do prédio), é um bom exemplo de como foi planejada a estrutura para facilitar o deslocamento do portador de deficiência física. “Para chegar na Biblioteca, utilizo o elevador e passo pelos corredores que são bem largos. O espaço físico da Biblioteca é ótimo e amplo e posso me locomover tranquilamente, com boa distância entre as estantes. Minha única dificuldade são os livros nas prateleiras mais altas, mas os funcionários são sempre muito solícitos e ajudam a encontrá-los. As mesas de estudos têm uma altura ótima, porque não cansam o braço para escrever", conta. |
|
Conheça a lei "I – com respeito a alunos portadores de deficiência física: a) eliminação de barreiras arquitetônicas para circulação do estudante, permitindo acesso aos espaços de uso coletivo; b) reserva de vagas em estacionamentos nas proximidades das unidades de serviço; c) construção de rampas com corrimãos ou colocação de elevadores, facilitando a circulação de cadeira de rodas; d) adaptação de portas e banheiros com espaço suficiente para permitir o acesso de cadeira de rodas; e) colocação de barras de apoio nas paredes dos banheiros; f) instalação de lavabos, bebedouros e telefones públicos em altura acessível aos usuários de cadeira de rodas."
|