Sistema Acadêmico e Sophia estarão fora do ar nesta sexta-feira, dia 23

21 de maio de 2008

O Cesusc comunica a toda a comunidade acadêmica que, nesta sexta-feira, dia 23, não será possível acessar pela Internet o sistema acadêmico e o sistema Sophia (que permite o gerenciamento dos empréstimos e a consulta ao acervo da Biblioteca). O site da Faculdade, no entanto, continuará a funcionar normalmente, estando ausentes apenas essas duas funcionalidades.

O motivo é que os servidores do Cesusc, que são os equipamentos que mantêm esses dois sistemas no ar, terão de ser desativados temporariamente por conta de um desligamento na rede elétrica do campus.

Atendendo a pedidos dos próprios alunos da Instituição, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do Cesusc fez um estudo para verificar a razão pela qual a rede wireless de acesso à Internet não é acessada com qualidade em algumas salas de aula.

Como resultado, descobriu-se que uma oscilação na voltagem da energia recebida pela Faculdade faz com que alguns dos aparelhos roteadores que distribuem o sinal wireless no campus travem e deixem de transmitir o sinal de Internet. A oscilação se deve a uma regulagem incorreta dos transformadores que recebem a energia elétrica no Cesusc e, por isso, será preciso desligar a rede por um dia para regular esses aparelhos. O NTI informa ainda que a oscilação existente não poderia afetar os notebooks utilizados em salas de aula pelos alunos, já que, por configurações técnicas desses equipamentos, variações de freqüência desse porte na rede são toleradas

No sábado, dia 24, o sistema acadêmico e o Sophia voltarão a estar disponíveis normalmente e, na segunda-feira, dia 26, toda a comunidade acadêmica poderá contar com uma cobertura mais ampla da rede wireless no campus.