Feira realizada no Cesusc auxiliou estudantes que buscam estágio

20 de agosto de 2009

Na última terça-feira, dia 18, foi realizada a sexta edição da Feira de Estágios do Núcleo de Assessoria a Carreiras e Estágios (NASCE) do Cesusc. Todos os semestres, essa Feira reúne no campus estandes das principais agências de estágios do Estado para esclarecer dúvidas, mostrar vagas em aberto e receber currículos dos alunos e da comunidade.

Para o diretor geral da Faculdade, Claudio Skora, essa ação do NASCE é importante porque a aprendizagem dos estudantes de graduação ocorre também na prática em empresas. “O estágio é um ato de ensino, logo, dá a possibilidade de desenvolver competências que são necessárias para um bom futuro profissional. Não somente competências relacionadas diretamente aos cursos, mas também de relacionamento interpessoal, por exemplo”, explica o professor Claudio Skora que falou mais sobre o tema em entrevista concedida ao jornal Bom Dia Santa Catarina, transmitido pela RBS TV (assista).

A busca por oportunidades para desenvolver novas competências fez com que a aluna da sexta fase do curso de Administração, Pollyana Pinto da Silva, que já realiza um estágio, fosse conferir as novas oportunidades disponíveis nos painéis que foram instalados no campus para divulgação das vagas. “Estou vendo o que o mercado oferece e pré-requisitos. Procuro algo na área de RH, porque gosto de trabalhar com pessoas”, diz.

Oportunidades disponíveis para todas as áreas

Para o gerente estadual de atendimento de uma das agências de estágio participantes, Marcelo Firmino Vaz, os estudantes das quatro graduações oferecidas pelo Cesusc têm boas chances de encontrar vagas de seu interesse. ”São boas áreas para estágio. As de Administração e Direito estão entre aquelas com mais oferta de oportunidades. Design de Interiores também conta com vagas interessantes, em que os candidatos vão competir com estudantes de outras áreas que desenvolvam habilidades similares. Psicologia tem seu espaço, mas com a diferença de que, por vezes, as empresas não têm como contratar estagiário desse curso, pois não contam com psicólogo em seu quadro de colaboradores para exercer o papel de orientador”, explica.

O estudante Abel Cardoso, que cursa disciplinas nas duas primeiras fases do curso de Direito, estava entusiasmado com a possibilidade de encontrar, na Feira do NASCE, a primeira oportunidade de praticar a teoria da área de estudos que escolheu. “Eu tinha um emprego em outra área. Esse é o primeiro estágio que estou buscando. A Feira é uma iniciativa legal, porque facilita entrarmos no campo de atuação que é de nosso interesse”, opina.

Aproximar empresas e estudantes não é tarefa fácil
A aproximação do jovem com o mercado de trabalho objetivando o aprendizado prático da profissão é justamente uma das principais metas do NASCE. Os estudantes do Cesusc podem se cadastrar nesse órgão para receber, por e-mail, a relação de vagas em aberto nas principais agências de estágio do Estado e que sejam pertinentes ao seu perfil profissional.

O NASCE também acompanha os estudantes contratados, auxilia na manutenção de toda a papelada do estágio em dia e garante que o estagiário esteja em uma vaga que lhe conceda todos os direitos e aprendizado necessários.

Para a coordenadora do NASCE, Cláudia Santos, esse é um trabalho desafiante. “O ‘mercado de estágio’ é muito particular e exige de nós muita cautela para que possamos, cada vez mais, caracterizá-lo como ato educativo e formativo para o futuro profissional”, explica.

Dicas para fazer estágio

A acadêmica da 6º fase do curso de Administração, Juliana Lopes, está pensando em realizar um estágio para conhecer melhor a área de Marketing. “Atualmente, trabalho com vendas em uma empresa do ramo de Tecnologia. Quero um estágio em Marketing, porque seria ainda mais relacionado ao que estudo e permite aprender planejamento, interação com o público e melhorar a comunicação”, conta.

Esse foco de Juliana em conhecer uma nova área de trabalho é justamente um dos princípios recomendados aos estudantes na hora de escolher a vaga ideal. Como explica a coordenadora do NASCE, Claudia Santos: “Deve-se procurar ter, na medida do possível, foco na sua escolha. Traçar um perfil da empresa na qual se deseja atuar, ser persistente. Ao mesmo tempo, o acadêmico também tem que experimentar práticas de estágios novas ao longo do seu curso. Essas experiências, poderão auxiliá-lo na forma de conduzir sua carreira profissional”, ensina.

Uma experiência eficaz

A eficácia do aprendizado prático é confirmada também por quem trabalha diariamente auxiliando estudantes a conseguirem um estágio, como é o caso da estagiária de agência de integração Jenifer Bertol Cabrera. “A prática é muito importante, porque não adianta só estudar e não sentir como são as cobranças e a rotina de uma empresa de verdade”, conta.

Sua colega de trabalho, a agente de integração Priscila Machado, fala com a voz da experiência. “Todos os estudantes que já fizeram estágio e estão procurando uma nova experiência estão sempre melhor preparados, porque já tem prática, postura, profissionalismo”, diz.

Para saber mais: NASCE / Cesusc