Sugestões de leitura para alunos, acadêmicos e profissionais

  • Data de publicação
    19 de novembro de 2009
  • Discussão
    Nenhum comentário

Os alunos do Colégio Cruz e Sousa, acadêmicos e profissionais da Graduação e Pós-graduação do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc) de férias ou não, podem aproveitar as sugestões de leitura encaminhadas pela Biblioteca da Instituição:

Para alunos do curso de Direito

BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2009.

Sinopse:
“Curso de Direito Constitucional Contemporâneo é uma introdução à teoria da Constituição e ao Direito Constitucional. A obra dedica-se a explanar os conceitos fundamentais e à construção de um modelo, abordando a parte geral do Direito Constitucional brasileiro, com a exposição didática e crítica dos grandes temas e das principais transformações ocorridas nos últimos anos”.

Para alunos do curso de Psicologia

BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

Sinopse:
“Para compreender como as crianças se desenvolvem, Bronfenbrenner acredita que é necessário observar seus comportamentos em ambientes naturais, enquanto elas estão interagindo com adultos conhecidos, durante períodos de tempo prolongados. A ecologia do desenvolvimento humano oferece um esquema importante para a construção de uma psicologia do desenvolvimento nova e ecologicamente válida”.

Para alunos do curso de Administração

KAHNEY, Leander. A cabeça de Steve Jobs. Rio de Janeiro: Agir, 2008.

Sinopse:
“É difícil acreditar que um homem revolucionou os computadores nos anos 1970 e 1980, o cinema de animação e a música digital nos anos 1990. Por outro lado, são lendárias as histórias de seus repentinos acessos de raiva, revelando o verdadeiro Steve Jobs. Então, o que há, realmente, dentro do cérebro de Steve? Segundo o autor, é um feixe de contradições. O autor destila os princípios que guiam Jobs ao lançar produtos arrasadores, ao atrair compradores fiéis e ao administrar a sua empresa. O resultado é este livro sobre Steve Jobs que é, ao mesmo tempo, uma biografia e um guia sobre liderança”.

Para alunos do curso de Design

PAPANEK, Victor. Arquitectura e design: ecologia e ética. Lisboa: Edições 70, c1995.

Sinopse:
“Papanek acredita que as nossas vidas e o meio ambiente podem ser influenciados – para o bem e para o mal – pelo poder do design. Neste livro o autor mostra como cada um de nós – criador ou destinatário do design – pode contribuir para o bem-estar da população e do planeta”.

Para Pós-Graduação

BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; LASH, Scott. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: UNESP, 1997.

Sinopse:
“O sociólogo alemão Ulrich Beck verifica, entre outros fatores, como o individualismo exacerbado, vinculado ao capitalismo, ameaça eliminar alguns pressupostos da liberdade, como o potencial de mudança social dos partidos políticos e os sindicatos. A sociologia é uma ciência fascinante por tratar de um universo social em constante mutação, constituído por ricos, pobres, sindicatos, partidos políticos; enfim, uma matéria animada que oferece um desafio permanente de interpretação. A partir dessas relações, o profissional da área desenvolve uma compreensão desse conjunto, verificando, entre outros tópicos, as formas de poder vigentes e o seu dinamismo. Neste livro, o sociólogo alemão Ulrich Beck se debruça sobre a sociedade contemporânea, verificando, entre outros fatores, como o individualismo exacerbado, vinculado ao capitalismo, ameaça eliminar alguns pressupostos da liberdade, deixando, por exemplo, amorfas importantes instituições de mobilização social, como os partidos políticos e os sindicatos”.

Livro de Cabeceira
“Indicação da Biblioteca – Multidisciplinar”

GALEANO, Eduardo H. De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso. 9. ed. Porto Alegre: L&PM, 2007.

Sinopse:
“Neste livro, Eduardo Galeano provoca nossas emoções e nossas consciências, como já o fizera no início da década de 70 no clássico ‘As Veias Abertas da América Latina’. Em suas páginas, que transitam pela ironia e, não raro pela indignação, desfilam uma enorme quantidade de fatos, eventos históricos e jornalísticos que comprovam que o mundo está, de fato, de pernas pro ar, refletindo a nossa incapacidade de harmonizar justiça e liberdade”.

Para alunos do Colégio Cruz e Sousa
Ensino Fundamental

LEWIS, Clive Staples. As crônicas de Nárnia. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Sinopse:
Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal – o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é ‘O leão, a feiticeira e o guarda-roupa’, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí. Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como ‘As crônicas de Nárnia’. Nos últimos cinqüenta anos, ‘As crônicas de Nárnia’ transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, ‘As crônicas de Nárnia’ continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades”.

Para alunos do Colégio Cruz e Sousa
Ensino Médio

ADAMS, Douglas. O guia do mochileiro das galáxias. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

Sinopse:
“Famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário”.