Caravana da Anistia traz a memória da Ditadura para o Cesusc

19 de março de 2009

O primeiro dia de programação da Caravana da Anistia em Santa Catarina (19/03) foi marcado por debates realizados no campus do Cesusc. A Caravana é um projeto de educação em Direitos Humanos realizado pelo Ministério da Justiça por meio da sua Comissão de Anistia. O objetivo é fazer valer a memória dos perseguidos políticos da Ditadura, através de julgamentos itinerantes realizados nos diferentes estados. Em Santa Catarina, o Cesusc foi escolhido para sediar a programação, pois tem como diretor institucional um dos membros da Comissão de Anistia, o professor Prudente José Silveira Mello.

Pela manhã desta quinta-feira, foi exibido no auditório da Faculdade o curta-metragem Novembrada, dirigido por Edu Paredes. O debate que se seguiu a mostra do curta-metragem contou com a presença do diretor do filme, da advogada e militante política presa na Novembrada, Rosângela de Souza e do Doutor em Sociologia Fernando Ponte de Souza. Em foco, esse movimento realizado no dia 30 de novembro de 1979, quando em visita a Florianópolis o presidente João Figueiredo foi recebido por protestos populares que chamaram a atenção de todo o país.

Logo na entrada do auditório do Cesusc, estão expostas algumas fotos do episódio da Novembrada.

A programação da Caravana continuou à noite, quando os estudantes presentes ao auditório puderam voltar no tempo e conhecer um pouco da história de dois episódios que marcaram a vida dos militantes políticos catarinenses: as Operações Barriga Verde e Marumbi, ambas organizadas pela ditadura militar para prender jovens ativistas políticos atuantes principalmente em Florianópolis. Na mesa, para apresentar o tema e debater com a platéia, um desses perseguidos, o professor Vilson Rosalino, além do presidente da seção paranaense do grupo Tortura Nunca Mais, Narciso Pires, e o cineasta que está dirigindo um documentário sobre essas duas operações, Chico Pereira.

A realização desses debates foi uma oportunidade de lembrar a luta daqueles que fizeram do Brasil a democracia que é hoje. Conforme explicou o professor Fernando Ponte de Souza, foram atos como a Novembrada que demonstraram a insatisfação da população e ajudaram o movimento nacional que era representado pela Anistia e a Constituinte a tomarem vez. “Diante da nossa impotência em relação aos mortos, o que podemos oferecer? A lembrança. Somente com o reavivamento dessa lembrança podemos dizer aos nossos jovens que eles são livres.”, disse o professor.

A memória dos perseguidos pela ditadura é justamente o que será enfocado no julgamento que dá continuidade à Carvana da Anistia na manhã desta sexta-feira. Confira a programação:

20 de março (sexta-feira)

Cesusc
8h30 – Abertura da Caravana da Anistia com Sessão Especial para Julgamento de requerimento de ex-perseguidos políticos em Santa Catarina. Estará presente Paulo Abrão Pires Júnior, presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Praça Tancredo Neves em frente à Assembléia Legislativa de Santa Catarina
14h – Inauguração do Monumento “Paulo Stuart Wright”. Com a presença do Ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, e do Govenador de São Paulo, José Serra.

Teatro Pedro Ivo – Rodovia SC 401, anexo ao Palácio do Governo
21h – Teatro HENFIL JÁ!
Espetáculo inspirado na obra do cartunista  e escritor Henfil.
Direção

Nena Inoue
Montagem
Grupo de Teatro Cambutadefedapada! (Curitiba/PR)