Alunos de administração conhecem a importância do profissional na ECT

18 de novembro de 2009

Os acadêmicos da turma 51 do curso de Administração da Faculdade de Ciências Sociais, mantida pelo Cesusc, visitaram no mês passado as instalações do Centro de Distribuição da Empresa de Correios e Telégrafos, em São José, na Grande Florianópolis.

A visita fez parte das aulas de Administração da Produção, lecionada pelo professor Carlos Fernando Martins. Segundo ele, “as visitas servem para dar contexto ao aluno. Aprender vendo é a forma mais simples de fazer o aluno entender por si só os conteúdos aprendidos”.

O gerente de atividades do Centro de Tratamento de Encomendas da ECT, Genésio da Silva, destacou a importância do administrador nos Correios. “O administrador é parte fundamental do processo, quer seja na elaboração, nas tarefas preparatórias, na condução da execução da diversidade de demandas existentes nos Correios e, até mesmo, arquitetando as demandas posteriores, como o pós venda”.

Ele destacou ainda que os Correios tem recebido diversos reconhecimentos e se tornado fonte de aprendizado graças ao seu corpo funcional e a sua aplicada equipe de gestão que administram o dia a dia, sem jamais desfocarem dos desafios futuros. “O administrador é o maestro e, mesmo quando a canção ou desafio não se constituem das letras de sua preferência, lá está ele conduzindo a orquestra dos afazeres do modo mais afinado possível”.

De acordo com o assessor e comunicação dos Correios em Santa Catarina Luiz Osnildo Martinelli Filho, a ECT utiliza critérios padronizados e devidamente manualizados para preenchimento de cargos e designação de chefias que exige atendimento de requisitos complementares. As exigências visam atender as diversas necessidades da Empresa, por segmento de atuação. “O cargo de Administrador é um dos mais presentes na organização pela multiplicidade de atividades de gestão com características mais generalistas. Em nível nacional, hoje são mais de 740 administradores postais que exercem papel de liderança em todos os níveis da organização que, somados aos demais administradores (1.200) com atuação similar e outros cargos de nível superior compondo a capacidade intelectual da empresa”.