Aluna do curso de Psicologia do Cesusc apresenta trabalhos em eventos científico

16 de novembro de 2009

A acadêmica Camila Oliveira da Silva, da 8ª fase do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc, representou a Instituição apresentando dois painéis em eventos ocorridos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O trabalho intitulado “O modelo bioecológico com orientação para psicologia na comunidade” foi exposto no VIII Encontro de Saúde Mental da UFSC, entre os dias 3 e 5 de novembro, em Florianópolis. Segundo Camila da Silva, o painel mostra o modelo bioecológico proposto por Bronfenbrenner. A promoção da saúde se estabelece dentro de uma proposta holística, coordenando as perspectivas sistêmicas e bioecológicas em que o sujeito e o ambiente estão em constante interação.

“O psicólogo atuante no contexto comunitário deverá buscar em sua formação uma compreensão que possa abarcar, de maneira integrada, a pessoa e o ambiente – considerando as referências temporais e contextuais – revelando os elementos processuais entre eles, seus níveis de complexidade e transformação e, ainda, em sua prática, participar da elaboração de políticas públicas que venham a consolidar seu compromisso com a sociedade”.

O outro painel foi uma pesquisa que tratou do tema “Reflexões teóricas sobre a psicologia na área da saúde pública”, orientado pela professora Letícia Macedo Gabarra e apresentado durante o Seminário de Iniciação Científica, na 8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex), no dia 22 de outubro. A estudante destacou a importância dos acadêmicos e profissionais de publicar suas formas de atuação na saúde pública, bem como “desenvolver pesquisas na área para legitimar cientificamente o fazer do psicólogo e expandir essa área do conhecimento”.

Camila Oliveira da Silva salientou ainda, que os acadêmicos devem participar mais e inscrever seus trabalhos, como forma de aprendizado, em eventos e seminários divulgando a produção cientifica produzida durante o Curso.