CPA realiza segunda pesquisa com Egressos

16 de março de 2009

A Comissão Própria de Autoavaliação (CPA) do Cesusc convida todos os ex-alunos da Instituição a responderem ao questionário on-line de Autoavaliação Institucional (disponível neste site) até o dia 3 de abril. Entre os egressos que participarem, serão sorteados dez pen-drives.

Além de ser exigida pelo Ministério da Educação (MEC) para todas as instituições de ensino superior brasileiras, a Autoavaliação é uma excelente forma de a comunidade dar sua opinião sobre a Faculdade, ser ouvida por uma equipe de colaboradores, docentes e discentes especialmente formada para isso, bem como ajudar o Cesusc a ser um lugar melhor para se estudar.

Segundo o coordenador da CPA, professor José Araújo Filho, os egressos são os mais habilitados a analisar determinados aspectos da Instituição. “O profissional formado no Cesusc e que está hoje inserido no mercado de trabalho é o que mais condições tem de sinalizar à Faculdade o quanto sua formação foi adequada a esse mercado, o que precisa ser aprimorado e atualizado”, diz.

As informações fornecidas no questionário são sigilosas e só poderão ser vistas pela equipe da CPA. Esses dados servirão de base para elaborar gráficos, estatísticas e relatórios que, mais tarde, toda a comunidade acadêmica poderá visualizar.

Os participantes da Autoavaliação respondem a uma série de questões, para que se possam avaliar alguns aspectos relativos ao Cesusc, tais como:

• Missão e plano de desenvolvimento institucional;
  • Política de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão e suas respectivas normas;
  • Responsabilidade social da Instituição (inclusão, desenvolvimento, memória cultural, meio ambiente);
  • Comunicação com a sociedade.

Saiba mais
A Autoavaliação é organizada, aplicada e coordenada pela Comissão Própria de Autoavaliação da Instituição (CPA), composta pelos diferentes segmentos da comunidade acadêmica, ou seja, corpo técnico-administrativo, docente, discente e representante da sociedade civil.

O MEC instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) em 2004, com o objetivo principal de promover a melhoria da qualidade da educação superior brasileira. O SINAES conta com três instrumentos, e entre eles se encaixa a Autoavaliação que precisa ser feita pela Faculdade. Veja como é composto o SINAES:

• Avaliação da Instituição – constitui-se da autoavaliação e a avaliação externa.
  • Avaliação dos Cursos de Graduação – aprecia periodicamente os cursos, por meio de procedimentos como visitas in loco de comissões externas.
  • Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE) – aplica-se aos estudantes do final do primeiro e do último ano do curso. Anualmente, o MEC define as áreas que participarão do ENADE.

É assim que o Ministério da Educação consegue se inteirar da qualidade do ensino superior oferecido no país.

Para entender melhor a autoavaliação, você pode ainda consultar a página da CPA neste site