Primeira reunião do Idejust tem participação de professor do Cesusc

15 de outubro de 2009

O Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc) esteve representado na I Reunião do Grupo de Estudos sobre a Internacionalização do Direito e Justiça de Transição (Idejust) pelo professor de Direito e da Pós-graduação Prudente José Silveira Mello.

A Reunião foi realizada no último dia 13, sendo promovida pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo e pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. O grupo tem, entre os objetivos, constituir uma rede para intercâmbio entre pesquisadores e fomentar o debate público sobre a Internacionalização do Direito, o Direito Comparado, a Universalização dos Direitos Humanos, as jurisdições nacionais e internacionais e a apuração de crimes contra a humanidade, entre outros temas.

A Comissão promove ainda pesquisas na área das Relações Internacionais e do Direito, sobre assuntos vinculados à Justiça de Transição; Direitos Humanos; Reformas Institucionais; Internalização de acordos internacionais; Direito à verdade, à reparação e à justiça; Responsabilização internacional por atos de Estados; Jurisdição internacional e jurisdição penal universal.