Acadêmicos já podem participar da Auto-Avaliação Institucional do Cesusc

15 de outubro de 2008

A Comissão Própria de Auto-Avaliação (CPA) do Cesusc convida todos os acadêmicos a responderem ao questionário on-line de Auto-Avaliação Institucional. O questionário pode ser acessado por meio do Sistema Acadêmico, neste site.

Além de ser exigida pelo Ministério da Educação (MEC) para todas as instituições de ensino superior brasileiras, a Auto-Avaliação é uma excelente forma de os estudantes darem sua opinião sobre a Faculdade, serem ouvidos por uma equipe de colaboradores, docentes e discentes especialmente formada para isso e ajudarem o Cesusc a ser um lugar melhor para se estudar.

As informações fornecidas pelo aluno no questionário são sigilosas e só poderão ser vistas pela equipe da CPA. Esses dados servirão de base para elaborar gráficos, estatísticas e relatórios que, mais tarde, toda a comunidade acadêmica poderá visualizar.

Os participantes da Auto-Avaliação respondem a uma série de questões, para que se possam avaliar alguns aspectos da atuação da Faculdade, tais como:

• Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional;
  • Política de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão e suas respectivas normas;
  • Responsabilidade social da Instituição (inclusão, desenvolvimento, memória cultural, meio ambiente);
  • Comunicação com a sociedade.

Saiba mais
A Auto-Avaliação é organizada, aplicada e coordenada pela Comissão Própria de Auto-avaliação da Instituição, composta pelos diferentes segmentos da comunidade acadêmica, ou seja, corpo técnico-administrativo, corpo docente, corpo discente e representante da sociedade civil.

O MEC instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) em 2004 com o objetivo principal de promover a melhoria da qualidade da educação superior brasileira. O SINAES conta com três instrumentos; entre eles se encaixa a Auto-Avaliação que precisa ser feita pela Faculdade. Veja como é composto o SINAES:

• Avaliação da Instituição – constitui-se da auto-avaliação e a avaliação externa.
  • Avaliação dos Cursos de Graduação – avalia periodicamente os cursos, por meio de procedimentos como visitas in loco de comissões externas.
  • Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE) – aplica-se aos estudantes do final do primeiro e do último ano do curso. Anualmente, o MEC define as áreas que participarão do ENADE.

É assim que o Ministério da Educação consegue se inteirar da qualidade do ensino superior oferecido no país.