A Comissão Própria de Auto-Avaliação (CPA) do Cesusc convida todos os acadêmicos a responderem ao questionário on-line de Auto-Avaliação Institucional. O questionário pode ser acessado por meio do Sistema Acadêmico, neste site.
Além de ser exigida pelo Ministério da Educação (MEC) para todas as instituições de ensino superior
As informações fornecidas pelo aluno no questionário são sigilosas e só poderão ser vistas pela equipe da CPA. Esses dados servirão de base para elaborar gráficos, estatísticas e relatórios que, mais tarde, toda a comunidade acadêmica poderá visualizar.
Os participantes da Auto-Avaliação respondem a uma série de questões, para que se possam avaliar alguns aspectos da atuação da Faculdade, tais como:
- Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional;
- Política de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão e suas respectivas normas;
- Responsabilidade social da Instituição (inclusão, desenvolvimento, memória cultural, meio ambiente);
- Comunicação com a sociedade.
Saiba mais
A Auto-Avaliação é organizada, aplicada e coordenada pela Comissão Própria de Auto-avaliação da Instituição, composta pelos diferentes segmentos da comunidade acadêmica, ou seja, corpo técnico-administrativo, corpo docente, corpo discente e representante da sociedade civil.
O MEC instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) em 2004 com o objetivo principal de promover a melhoria da qualidade da educação superior
- Avaliação da Instituição – constitui-se da auto-avaliação e a avaliação externa.
- Avaliação dos Cursos de Graduação – avalia periodicamente os cursos, por meio de procedimentos como visitas in loco de comissões externas.
- Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE) – aplica-se aos estudantes do final do primeiro e do último ano do curso. Anualmente, o MEC define as áreas que participarão do ENADE.
É assim que o Ministério da Educação consegue se inteirar da qualidade do ensino superior oferecido no país.