Cinema Interdisciplinar tem início no Cesusc e poderá ser validado como atividad

15 de setembro de 2009

Aproximar estudantes, professores e a comunidade de Santo Antonio de Lisboa de temáticas do Brasil contemporâneo. Essa é a proposta do projeto Cinema Interdisciplinar, que começa, nesta sexta-feira (dia 18), no auditório do Cesusc, em Santo Antonio de Lisboa. A idéia da Faculdade é usar o cinema brasileiro atual para discutir os assuntos que estarão presentes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado anualmente pelo Ministério da Educação, com o objetivo de avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Ao mesmo tempo, por ser um evento gratuito e aberto à comunidade, o Cinema Interdisciplinar pode proporcionar ao público em geral um melhor entendimento da realidade social brasileira.

A sessão deste dia 18, que começa às 19h, trará o filme “Quase Dois Irmãos”, de Lúcia Murat. Em foco, o atual contexto social brasileiro em uma visão que parte de questões como a política e as diferenças raciais.

Depois da projeção, os professores dos cursos de Administração e Direito do Cesusc, Claudia Rost, Leonardo Rossano e Flavio Cozzatti vão debater as temáticas propostas pelo filme com os alunos e com a comunidade. "Nosso plano é exercitar os estudantes para o Enade", explica o cineasta Chico Faganello, coordenador do projeto. A cada sessão, professores de diferentes cursos da Instituição, como Psicologia e Tecnologia em Design de Interiores, vão trabalhar com os acadêmicos, e as atividades resultarão em questões simuladas.

Para os alunos do Cesusc, o Cinema Interdisciplinar também é válido como atividade complementar. Segundo o coordenador do projeto, a aplicação do cinema para a formação de estudantes será contextualizada e contínua, diferente do que se vê, na maioria das vezes, no uso de filmes para educação. “Buscamos uma relação direta com a vida cotidiana do país através de pontos de vista diferentes", conta Chico Faganello. Os estudantes vão pesquisar desde a forma de falar das personagens, até temas como a representação do sistema jurídico, comportamento e cultura organizacional, entre outros temas já presentes nos seus cursos e que variam de acordo com os filmes.

O projeto também prevê o envolvimento da comunidade para a implantação de um cineclube, que vai funcionar em novo prédio já em construção na Faculdade. Nos próximos meses, serão exibidos filmes selecionados a partir das suas relações com os cursos de graduação oferecidos no Cesusc serão exibidos. Mais informações, na Secretaria de Extensão do Cesusc: (48) 3239-2621.

Saiba mais sobre "Quase dois irmãos"
Miguel, senador da República, visita seu amigo de infância Jorge, que se tornou um poderoso traficante de drogas do Rio de Janeiro, para lhe propor um projeto social nas favelas. Apesar de suas origens diferentes, eles se tornaram amigos quando criança, nos anos 1950, pois o pai de Miguel tinha paixão pela cultura negra e o pai de Jorge era compositor de sambas. Nos anos 1970, os dois se encontram novamente na prisão de Ilha Grande. Ali, as diferenças raciais eram mais evidentes: enquanto a maior parte dos prisioneiros brancos estava lá por motivos políticos, a maioria dos prisioneiros negros era composta por criminosos comuns. O filme é um retrato da relação entre a classe média e a favela carioca, tendo como pano de fundo a música popular e a história política recente.

Conheça o site e o blog preparados pelo Cesusc para auxiliar os alunos que terão que participar do ENADE