Alunos de Direito simulam audiência com caso real e a participação de um desemba

15 de maio de 2008

O desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ledio Rosa de Andrade, teve uma rotina diferente nessa segunda-feira, 12 de maio. Ele abriu os trabalhos da simulação de uma audiência com os alunos da 7ª fase de Direito. O júri simulado faz parte da disciplina Práticas Simuladas I, ministrada pela professora Iôni Heiderscheidt. Foi utilizado um caso real de indenização, impetrado por um jovem supostamente agredido na frente de uma boate de Florianópolis depois de uma briga. O jovem perdeu a audição do ouvido esquerdo e pelo incidente pediu indenização à boate.

De uma maneira bastante objetiva e didática, o desembargador deu todas as informações aos estudantes de como proceder numa audiência. Segundo o desembargador, uma simulação é importante para todas as áreas de conhecimento. Com 25 anos de experiência na magistratura e 27 anos como professor, ele acredita que “é uma prática salutar: afinal a audiência é primordial na vida de um magistrado e de um advogado”.

O caso foi escolhido na área de Direito Civil, que dá os caminhos para todos os ramos do Direito. “A audiência busca reconstituir os acontecimentos, o que é uma tarefa difícil, pois os mecanismos humanos não conseguem reproduzir os fatos depois de um tempo”, disse ele aos alunos, e complementou: “A percepção é diferente para cada pessoa. As verdades são aproximadas; afinal, há muita subjetividade na mente humana”.

Os alunos representaram as partes e os advogados; para isso, foram vestidos de acordo com a formalidade exigida pela maioria dos locais do Poder Judiciário, ou seja, os rapazes de terno e gravata e as moças de tailleur. Entretanto, segundo o desembargador, nem todos os magistrados seguem essas formalidades; por isso a dica dada por ele foi para que os futuros advogados se informem sobre o estilo do juiz que estará cuidando da causa.

A parte denominada de autor (o jovem reclamante) foi representada por um aluno com curativo no ouvido para interpretar com mais detalhes o personagem. A audiência foi aberta ao público e cerca de cem pessoas acompanharam a simulação.

SAIBA MAIS SOBRE A SIMULAÇÃO

Até o último semestre, os alunos de sétima fase que cursavam essa disciplina realizavam, como atividade prática, visitas a órgãos públicos parceiros da Faculdade. A partir deste primeiro semestre de 2008, essas turmas ganharam uma atividade prática diferente: participação na audiência simulada, após a presença em quatro encontros preparatórios.