Cesusc sediará III Curso Anual de Capacitação em Direitos Humanos

14 de outubro de 2008

Será realizado a partir do dia 27 de outubro no Cesusc, o III Curso Anual de Capacitação em Direitos Humanos (CADH), organizado numa parceria entre a Faculdade e a ONG Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos. O curso terá a duração de duas semanas e receberá, a cada semana, um grupo diferente de 30 ativistas de organizações não governamentais de Direitos Humanos, promotores, defensores, juízes e professores de todas as regiões do Brasil e mais quatro participantes de Angola. O CADH é realizado no campus desde sua primeira edição (ao lado, fotos da segunda edição do evento).

O tema geral discutido neste ano será “A inserção do Brasil nos Sistemas Internacionais de Proteção aos Direitos Humanos”. Na primeira semana, serão tratadas questões sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos (mantido pela Organização dos Estados Americanos – OEA). Esse debate contará com o apoio da Corte Interamericana de Direitos Humanos, sediada na Costa Rica, e da Academia de Direitos Humanos e Leis Humanitárias (Academy on Human Rights and Humanitarian Law), da American University, sediada na cidade de Washington (EUA). A segunda semana abordará temas relacionados ao Sistema Universal dos Direitos Humanos (estabelecido pela Organização das Nações Unidas – ONU). A discussão, dessa vez, contará com o apoio do Serviço Internacional de Direitos Humanos (International Service for Human Rights) e do Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Estarão presentes como membros das mesas de discussão o professor Diego Rodriguez-Pinzon, co-diretor da Academia de Direitos Humanos (American University/Washington), o Dr. Jorge Calderon, advogado da Corte Interamericana de Direitos Humanos, e a advogada Luciana Garcia, da ONG Justiça Global, do Rio de Janeiro. O evento é fechado a convidados, porém alunos da turma de pós-graduação em Direitos Humanos do Cesusc poderão participar de partes de sua programação.