O Curso de Especialização em Comunicação Social do Cesusc promoveu, no dia 9 de abril, a palestra “As estratégias do Diário.com”, ministrada por Cláudio Thomas, editor chefe do jornal Diário Catarinense, e Fabiano Melatto, editor do Diário.com.
O tema disse respeito ao portal de Internet (link para www.diario.com.br) lançado no final de 2007 pelo grupo RBS para o seu jornal de maior circulação em Santa Catarina. Segundo a coordenadora do curso de Comunicação Social do Cesusc, professora Denise Lacerda, o tema da palestra é coerente com a proposta dessa pós-graduação lato sensu. “A pós em Comunicação do Cesusc é a única do Estado voltada para novas tecnologias. O que motivou a criação do curso foi a exigência do mercado de trabalho, hoje voltado para uma nova mídia digital e interativa”.
Essa tendência de mercado pôde ser vista na iniciativa do Grupo RBS em lançar o portal Diário.com. O site do jornal até então existente era mantido apenas como uma versão on-line do que fora publicado no impresso do dia. Agora, o portal explora melhor alguns dos diversos recursos que podem ser conferidos pela Internet ao Jornalismo: atualização em tempo real, aprofundamento de notícias, blogs e a interatividade de diferentes mídias (textos, fotos, gravações de áudio e vídeo e animação). “A intenção da RBS é de, até 2009, desenvolver portais como esses para todos os seus jornais impressos”, disse Claudio Thomas. Em Santa Catarina, estão habilitados para ganhar essa novidade os jornais A Notícia e o Jornal de Santa Catarina.
Entre as questões debatidas, esteve a polêmica de que a disponibilização de websites dos jornais de grande circulação pudesse vir a diminuir o número de leitores da versão impressa desses veículos. “Os sites não roubaram público dos jornais. A web não seqüestrou leitores, aumentou”, disse Fabiano Melatto.
Saiba mais sobre a Especialização em Comunicação Social
Lançada neste semestre no Cesusc, a Especialização em Comunicação Social é voltada ao aperfeiçoamento de profissionais como jornalistas, publicitários, relações públicas e outros de áreas afins da Comunicação.
A grade curricular do curso inclui disciplinas como Tendências Profissionais do Século XXI, TV Digital e Interatividade, Jornalismo e Novas Tecnologias, Novas Perspectivas do Jornalismo Impresso e Teorias e Tendências Contemporâneas do Radiojornalismo.
As inscrições para o Curso de Especialização em Comunicação Social estão abertas no Setor de Pós-Graduação, pelo fone (48) 3235-2600, ramal 217, ou ainda pelo e-mail [email protected].