Prof. José Pacheco recebe o título de Professor Honoris Causa do Cesusc

1 de maio de 2010

O Fundador da Escola da Ponte, em Portugal, o educador português Prof. José Pacheco foi homenageado com o título de Professor “Honoris Causa”, neste sábado, dia 1º de maio, no Auditório do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, em Florianópolis. A homenagem é concedida pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis a educadores e personalidades que são referência e destaque em sua área de atuação.

A cerimônia teve a participação do Diretor Institucional do Cesusc Prof. Prudente Mello, Diretor do Colégio Cruz e Sousa e mantenedor do Cesusc Prof. Antonio Carlos Nunes, Diretor Geral da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Prof. Claudio Skora, Presidente do Instituto Atitude Eliana Press e o Diretor Administrativo do Instituto Atitude Airton Guardini. Dois fatos chamaram a atenção e aproximaram o público do homenageado: a simplicidade na fala e nos trajes, o bom humor e o conhecimento do Hino Nacional brasileiro, cantado em bom tom na abertura da cerimônia.

Na ocasião, o Prof. José Pacheco também foi homenageado como Nome de Sala. A placa, que leva seu nome, será fixada em uma sala da Faculdade. Segundo o Prof. Prudente Mello, “essa importante homenagem faz com que alunos, professores e visitantes tenham uma reflexão sobre os trabalhos e os feitos do homenageado”.

Após a cerimônia, o educador encantou a todos os presentes com a Palestra “Educação Social e Sustentabilidade”, trazendo exemplos da sua experiência de 32 anos com Escola da Ponte. O Professor ainda atendeu às perguntas e elucidou dúvidas de outros educadores.