Comunicado da Direção Geral da Faculdade sobre a Influenza A

13 de agosto de 2009

Prezados Alunos,

Para auxiliar os frequentadores do campus da Faculdade a se prevenirem contra a Influenza A (gripe H1N1), o Cesusc está adotando uma série de medidas.

Um dos cuidados básicos que podem ser tomados na prevenção da doença é o de manter as mãos constantemente limpas e até mesmo esterilizadas.
Para facilitar isto, foram instalados recipientes com álcool gel nos banheiros da Faculdade.  Pede-se que antes, depois e nos intervalos de aula, todos realizem o asseio das mãos.

Os bebedouros estão sendo limpos seguindo procedimentos especiais determinados pela Vigilância Sanitária, porém, recomenda-se evitar o uso dos mesmos.

Os professores foram orientados a ministrarem as aulas com portas e janelas abertas. Solicite aos seus colegas a compreensão da necessidade de se ter um ambiente que permita a circulação de ar.

Os alunos com sintomas da gripe devem buscar orientação médica, obter atestado médico que comprove a necessidade de afastamento e não comparecer às aulas. O referido atestado deve ser protocolado na Secretaria Acadêmica, em caráter excepcional, no primeiro dia útil após o término do afastamento.

Em Florianópolis, os hospitais de referência para tratamentos da Influenza A são o Hospital Nereu Ramos e o Hospital Infantil Joana de Gusmão. O recomendado, no entanto, é que os hospitais sejam procurados caso haja agravamento dos sintomas de gripe e após a consulta com médico de confiança do paciente ou posto de saúde.

Nos murais do Cesusc, é possível visualizar também cartazes com dicas para prevenção da doença. Para entender melhor a Influenza A, seus sintomas, tratamento e prevenção, é interessante consultar materiais como o disponibilizado pelo
Portal da Saúde do Governo Federal.

Atenciosamente,

Direção Geral