Paisagismo e Sustentabilidade foram temas do Encontro de Design de Interiores

13 de maio de 2009

O primeiro dia de palestras do II Encontro de Design de Interiores do Cesusc teve o uso de energia solar e o paisagismo como principais temas em debate.

Iniciando a noite, estiveram presentes membros da equipe brasileira formada para a competição "Solar Decathlon", evento criado em 2002 pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos para sensibilizar estudantes, autoridades e a sociedade sobre as vantagens e possibilidades do uso de energias renováveis e das construções energeticamente eficientes. Professores e estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina e de mais cinco universidades brasileiras formaram o Consórcio Brasil e estão elaborando o projeto da casa que vai representar o Brasil no Solar Decathlon Europe 2010, que acontecerá em Madri, Espanha, em junho do próximo ano. Saiba mais sobre o trabalho da equipe brasileira.

Em seguida, a platéia pôde assistir a uma palestra com o professor universitário e arquiteto urbanista Paulo Gobbi, que expôs sobre o tema Desenho da Paisagem, abordando principalmente técnicas de paisagismo. “Apresentarei a vocês critérios, maneiras de olhar o espaço externo”, explicou.

No intervalo entre as palestras, os presentes conferiram uma mostra de projetos desenvolvidos pelos alunos do curso de Design expostos na Galeria Cesusc.