Epopéia Literária é destaque no jornal Diário Catarinense

  • Data de publicação
    13 de maio de 2008
  • Discussão
    Nenhum comentário

O projeto Epopéia Literária, mantido pela Biblioteca do Cesusc, foi destaque de notícia divulgada nesse domingo, dia 11 de maio, no Jornal Diário Catarinense.

 

Leia a notícia na íntegra

 

Mantido pela Biblioteca do Cesusc, desde novembro de 2007, o Projeto Epopéia Literária consiste em um quiosque instalado na entrada do Terminal Integrado de Santo Antônio de Lisboa (TISAN), onde são disponibilizadas à comunidade obras para retirada e sem custos. O quiosque funciona em um sistema de auto-atendimento: qualquer pessoa pode entrar ali, escolher um livro, registrar o empréstimo e sair lendo. A devolução não tem prazo pré-determinado, mas recomenda-se o empréstimo de uma obra por vez e a devolução dos livros que não estão mais sendo lidos para garantir o acesso a outras pessoas.

 

O objetivo do projeto, segundo a bibliotecária Ana Cláudia de Oliveira, não é necessariamente a devolução das obras, mas a ampliação de sua circulação. “Eram livros guardados e parados em caixas, doados ao Programa Penas Alternativas, mas não tinham sido aproveitados”, conta.

 

O Programa Penas Alternativas da Biblioteca do Cesusc permite que usuários com pontos acumulados por atrasos nos empréstimos façam a compensação com a doação de obras novas ou usadas. Algumas delas são aproveitadas no acervo da Instituição, enquanto as que não se encaixam no perfil necessário são destinadas ao quiosque.

O Epopéia Literária iniciou com duzentas obras oferecidas ao público. Hoje, já são mais de novecentas em circulação e a reposição por parte da Biblioteca do Cesusc é contínua. Uma parte das reposições, segundo Ana Cláudia, é advinda de doações realizadas por pessoas da comunidade especificamente para o projeto e não mais para o Programa Penas Alternativas. “Temos sido procurados por pessoas que conhecem o Epopéia e querem participar. Também mantemos uma caixa para arrecadação de doações no próprio quiosque do Terminal”. Um desdobramento desse projeto funciona no Presídio Feminino de Florianópolis, onde a Biblioteca do Cesusc montou um acervo de obras e ministrou aulas para que as próprias detentas administrem a sua nova biblioteca.

 

Saiba mais sobre o projeto Epopéia Literária