CAs e DCE recebem chaves de novas salas

12 de março de 2008

Foram entregues, no dia 5 de março, as chaves das novas instalações dos Centros Acadêmicos (CAs) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Cesusc aos seus líderes. As novas salas, construídas ano passado, estão localizadas no piso inferior do Ginásio de Esportes no campus. A entrega foi procedida pelo Diretor Geral interino do Cesusc, Prudente José Silveira Mello (na foto ao lado, saudando o membro do DCE, Luiz Fernando Gonçalves, que recebeu as chaves da sala do CA de Direito) e o Diretor Pedagógico da Faculdade, Claudio Marlus Skora, contando também com a presença da coordenadora do Curso de Psicologia, Ivanir Barp Garcia, além de representante da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Catarinense dos Estudantes (UCE).

O Diretor Geral interino, Prudente José Silveira Mello, que já foi militante do movimento estudantil, mencionou a importância da participação dos estudantes nessa esfera. “Quem participa como parte efetiva do movimento compreende melhor as pessoas e se forma como ser humano. O movimento estudantil é uma escola de formação de cidadãos e espaço de construção que permite o aprendizado além da sala de aula”.
Para o aluno da 10º fase do curso de Direito do Cesusc e membro da diretoria da UNE, Tiago Andrino (na foto ao lado, o terceiro da esquerda para direita), a Faculdade se destaca no cenário das instituições particulares de ensino superior em termos de organização estudantil. “Comecei a participar do movimento estudantil no Cesusc com a fundação do Centro Acadêmico de Direito em 2000. Nossa Faculdade, por ser privada, é bem avançada na organização dos estudantes, a maioria dos cursos já tem CA e temos um DCE, organizações vistas com mais freqüência na rede pública”.

Tiago lembrou ainda que, ao participar do CA ou do DCE, o estudante está integrando a força de luta da UNE. “A UNE é representada nos cursos de graduação pelos CAs, nas instituições pelos DCEs e, em Santa Catarina, pela UCE. A luta é a mesma, por isso precisamos estar próximos”.

O momento marcou ainda a atribuição de um espaço físico efetivo ao CA de Psicologia, que já funcionava no campus, porém sem sala definida. Segundo o presidente do CA de Psicologia, Alexandre Martins (foto ao lado), o novo espaço vai facilitar as atividades do CA. “O espaço físico é fundamental para o CA de Psicologia avançar ainda mais, obtendo maior caráter organizacional. Até agora, já somamos conquistas importantes, como ter conseguido que a nossa graduação não tivesse aulas aos sábados e termos concentrado as aulas em um período único, permitindo que os acadêmicos exerçam outras atividades no outro”. Alexandre destacou também a importância da integração dos estudantes de Psicologia junto ao CA. “Participar do movimento estudantil ajuda a enxergar o mundo como ele é. Isso é fundamental para um psicólogo”.

Estrutura física renovada também para o DCE, eleito em 2007 e iniciando efetivamente suas atividades neste ano. “Estamos muito felizes por ter recebido as salas. É uma espera que veio desde quando a gente construiu a proposta do DCE. Neste espaço, estamos próximos dos CAs com quem temos que estar em constante contato e poderemos receber os alunos com qualidade. Até o arranjo das salas fomos nós que pensamos junto com a Direção”, diz a presidente do DCE, Vanusa Ferreira (na foto acima, ao lado de Alexandre Martins).

A expectativa dos CAs e do DCE é que o atendimento ao público possa ser iniciado em breve, sempre nos horários de intervalo das aulas. Por enquanto, o contato com o DCE pode ser feito pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone da presidente do DCE, Vanusa Ferreira, (48) 8802-6892, ou do vice-presidente, Luiz Fernando Gonçalves. (48) 9965-6646.