Feira de Estágios e Empregos do NASCE disponibilizou oportunidades para os acadê

12 de março de 2008

No dia 5 de março, o Cesusc realizou a III Feira de Estágios e Empregos do Núcleo de Assessoria a Carreiras e Estágios (NASCE), em que os acadêmicos puderam conhecer oportunidades disponíveis no mercado para exercerem na prática o que aprendem nos cursos de graduação. As principais agências de estágios do Estado (CIEE, FEPESE, IEL, ICEA) estiveram representadas no campus para esclarecer dúvidas, mostrar vagas em aberto e receber currículos dos alunos e da comunidade.
Entre os alunos que procuravam uma vaga, estava Mariana Rodrigues, da 3ª fase do curso de Direito e que está em busca do seu primeiro estágio. “Acho que a Feira é uma oportunidade ótima, porque abre bastante portas para a gente. Quero fazer estágio para aprofundar o conteúdo aprendido em sala de aula, conhecer diferentes áreas do Direito e decidir pela que mais me interessar”.

Segundo a coordenadora do NASCE, Claudia dos Santos, os motivos de Mariana para procurar um estágio são alguns dos benefícios que a atividade oferece ao acadêmico. “O estágio, quando bem escolhido, permite a aproximação com as relações próprias ao ambiente de trabalho, o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício do futuro profissional e uma forma de alinhar as expectativas da formação acadêmica com a posterior atividade profissional”.
Para Claudia, a Feira de Estágios e Empregos é uma oportunidade singular. “O estudante tem a presença das quatro maiores agências de integração de Santa Catarina ofertando vagas de estágio e, com isso, a possibilidade de verificar qual oportunidade corresponde mais à sua necessidade de formação acadêmica e profissional”.
Segundo a coordenadora do Instituto Catarinense de Estágio e Assessoria (ICEA), Rafaela Galvão (na foto ao lado), a Feira do NASCE é também uma ocasião importante para a agência de integração. “É muito interessante, não só por aumentarmos nosso banco de dados com o cadastro de novos candidatos, como também pelo contato com professores e colaboradores que conhecem a agência e indicam nosso trabalho. A estrutura disponibilizada pela Faculdade é muito boa; para mim, é a melhor instituição de ensino na realização de eventos de cadastramento como este.”

Circulando pela Feira
Confira os depoimentos de alguns dos participantes da III Feira de Estágios e Empregos do NASCE.

Talles Silva, aluno da 8º fase do curso de Direito (foto ao lado)
“No ano passado, eu já participei da Feira e consegui um bom estágio em Direito Empresarial. Agora estou em busca de um novo estágio, que tenha um horário mais de acordo com as minhas aulas neste semestre. Na Feira, fica mais fácil encontrar estágio. Eu hoje já achei uma vaga que me interessa”.

Priscila Machado (foto ao lado), auxiliar administrativa da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)
“No ano passado, tivemos um bom resultado com a participação na Feira. Acredito que a presença de estudantes no evento aumentará cada vez mais, porque já está se tornando uma referência para os alunos daqui.Todos sabem que encontram na Feira um bom leque de agências para informá-los”.

Isabel Lehinkuhe de Campos, aluna da 1ª fase de Direito (na foto ao lado, a direita)
“Vi que existem várias vagas, mas no caso do Direito são, principalmente, para fases mais adiantadas. Estou já em busca de um estágio, porque acredito que a experiência é muito importante para uma carreira profissional”.

Tallion Nunes (foto ao lado), assistente de atendimento a empresas do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)
“Aqui o aluno pode fazer o cadastro em nosso banco de dados com mais facilidade. Se ele fosse até nosso escritório, teria que primeiro apresentar um atestado de matrícula para se cadastrar. Aqui, porém, já está no campus e subentende-se que esteja matriculado”.

O que é o NASCE?
O NASCE é um órgão do Cesusc que realiza a captação e divulgação das oportunidades de vagas de estágio e emprego, ofertando-as de forma organizada e sistemática aos acadêmicos. Para tanto, procede a uma triagem das vagas, oferecendo as oportunidades relacionadas ao projeto pedagógico de cada curso, com o objetivo de ampliar o nível de satisfação do estagiário e permitindo uma aproximação com o mercado de trabalho. Conta hoje com aproximadamente 300 acadêmicos cadastrados e 180 encaminhados às vagas selecionadas.
Além disso, o NASCE promove palestras de formação acadêmica para o mercado de trabalho. No ano de 2007, alguns dos temas abordados foram: Legislação – Direitos e Deveres dos Estagiários, A Importância do Estágio para o Desenvolvimento de Habilidades e Competências e Técnicas de Entrevista e Preparação de Currículos.
Mais informações sobre o NASCE pelo e-mail [email protected] ou [email protected] (com Mariana), ou ainda no setor de Extensão do Cesusc.