Prova do Exame da Ordem movimentou o campus no final de semana

12 de março de 2008

Domingo de muito sol em Florianópolis e, extraordinariamente, o movimento de carros no estacionamento do Cesusc é intenso. Trata-se da realização da segunda etapa do Exame da Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Santa Catarina (OAB/SC) nas instalações da Faculdade. Próximo ao horário de realização das provas, marcadas para as 14h do dia 9 de março, os participantes começavam a procurar suas salas, muitos munidos de uma grande mala de viagens.

O motivo para essas malas é que essa etapa do teste, chamada Prova Prático – Profissional, envolve conteúdos específicos da área de interesse escolhida pelo candidato e nela os candidatos estão autorizados a consultar livros. Como prevenção, eles chegam às salas de aula munidos de diversos títulos para consulta.

Kátia e Antônio Vasconcelos esperavam na porta da sala enquanto a filha entrava para prestar a prova e ficaram ali até vê-la escolher sua mesa. Essa é apenas mais uma etapa do apoio que os pais vêm prestando à filha, desde que ela se formou e iniciou o cursinho para tentar aprovação no Exame da Ordem da OAB. “A aprovação no Exame é fundamental para a carreira de um estudante de Direito hoje”, opina Antônio. A quantidade de livros que os candidatos trouxeram surpreendeu Kátia. “Pensamos em trazer os livros dela na mala, mas achei que seria demais. Ao chegarmos aqui, todos estavam com malas bem maiores em comparação à que usaríamos”, conta.
Fernanda Gasperin Dian, recém formada em Direito, esperava acompanhada do namorado, o horário de entrar na sala em que realizaria a prova. Conta que concluiu graduação no segundo semestre de 2007 e, logo em seguida, inscreveu-se para realizar a prova da Ordem. “Como tinha que concluir o TCC, não pude estudar tanto. Fiz a prova com a cara e a coragem, mas acabei passando na primeira fase”. Ela diz ainda que, apesar de ter como objetivo profissional ser aprovada em um concurso que não exige aprovação no Exame da Ordem, decidiu que era importante tentar obter o título de Advogada. “Hoje em dia não se pode dizer ‘eu não quero’; é preciso deixar as portas abertas”.

O presidente da Comissão de Estágio e Exame da Ordem da OAB/SC, Márcio Luiz Fogaça Vicari, que é também professor de pós-graduação do Cesusc, conta que foi por sua sugestão que se realizou a segunda etapa da prova nas instalações da Faculdade. “Aqui a estrutura física é muito boa, porque o local é bem amplo, o estacionamento tem tamanho ideal, e a estrutura das salas de aula é ótima”. Cerca de 450 candidatos participaram da prova realizada nesse domingo.

Mais informações sobre o Exame da Ordem podem ser obtidas no site da OAB/SC.