Estudantes do Cesusc poderão participar de competição estudantil internacional i

  • Data de publicação
    12 de fevereiro de 2008
  • Discussão
    Nenhum comentário

Com imagens do site da Competição

 

 

 

 

O Centro de Estudos em Direitos Humanos (CEDH) do Cesusc selecionará, pela primeira vez, dois estudantes do curso de Direito para participarem da Competição de Julgamento Simulado sobre Sistema Interamericano de Direitos Humanos, promovida anualmente pela Organização dos Estados Americanos (OEA). A Competição é organizada na Academia de Direitos Humanos da Universidade de Washington DC (link para ) (Academy on Human Rights – Washington College of Law – American University), nos Estados Unidos, e reunirá centenas de estudantes de diversos países, entre os dias 18 e 24 de maio, para analisarem um caso hipotético de infração aos Direitos Humanos (ao lado, fotos da última edição do evento). As inscrições dos candidatos às duas vagas podem ser feitas até o dia 29 de fevereiro.
 
Segundo a coordenadora do CEDH, professora Fernanda Lapa, além de participarem da Competição, os estudantes irão conhecer uma das universidades mais especializadas em sistema interamericano de Direitos Humanos no mundo. “Os alunos terão que preparar uma peça escrita e participar da rodada oral com os outros estudantes. Creio que voltarão mais capacitados e aptos para enfrentar qualquer sustentação oral em público, assim como terão que estudar com profundidade assuntos como Direito Internacional e o meio ambiente, que foi o tema escolhido para este ano”.

 

A participação do Cesusc na Competição é resultado de um convênio firmado no final do ano passado entre a Faculdade, o Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) e a Universidade de Washington. A parceria foi possível graças a reuniões organizadas durante o II Curso Anual de Direitos Humanos (CADH), realizado pelo IDDH no Cesusc em novembro. Estiveram presentes ao CADH o co-diretor da instituição de ensino americana, Diego Rodríguez-Pinzón, e também o Secretário Geral da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Pablo Saavedra, que é autor do caso hipotético a ser utilizado na Competição deste ano. “Nossa idéia é que a participação do CESUSC aconteça todo ano”, conta a professora Fernanda.

 

Como se candidatar

As inscrições podem ser feitas até 29 de fevereiro, das 9h às 11h e das 14h às 17h, na Secretaria da Coordenação de Cursos. As duas bolsas contemplarão a taxa de inscrição, hospedagem e alimentação da equipe em Washington (cada estudante deve pagar sua passagem de ida e volta, assim como a obtenção do visto). O resultado do processo de seleção será divulgado no dia 4 de março.

Os candidatos devem pesquisar o site da Competição, ler o caso hipotético e elaborar um esboço de memorial (pode-se conferir no menu “Competições Anteriores” o modelo do melhor memorial em português de 2007).  A seleção será feita em duas etapas:
a) parte escrita: envio do memorial (em português) para o e-mail [email protected], até às 18 h do dia 29, juntamente com a entrega do documento na Secretaria da Coordenação de Cursos;
b) parte oral: entrevista sobre o caso hipotético – dia 3 de março (a ser agendada individualmente).

No momento da inscrição, o candidato deverá apresentar também os seguintes documentos: currículo, cédula de identidade (cópia), carta explicando o interesse pela área de Direito Internacional dos Direitos Humanos e ficha de inscrição. Mais informações no Edital do Processo Seletivo.

 

Conheça mais sobre a Competição


A Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos foi criada como uma forma de instruir futuros advogados em usar o Sistema Legal Interamericano de Direitos Humanos como um meio legítimo para a promoção e a proteção dos Direitos Humanos.
A Competição é baseada num caso hipotético escrito por especialistas no Sistema Interamericano de Direitos Humanos e reflete uma questão atualmente em debate. Temas anteriores trataram de:

 

– Estado de emergência

– Liberdade de expressão

– Discriminação sexual e estupro

– Liberdade da imprensa

– Direito a viver

– Tortura

– Direito a um processo justo

– Sindicatos laborais

– Direitos de povos indígenas