Seminário Os (des)caminhos do Conselho Nacional de Justiça, dia 13/11

11 de novembro de 2009

O Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc) promove nesta sexta-feira, dia 13, às 19 horas, no auditório, um Seminário com o tema: “Os (des)caminhos do Conselho Nacional de Justiça”, ministrado pelo Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Dr. Marcelo Neves. No evento haverá um debate com o Desembargador Lédio Rosa de Andrade. O Seminário é organizado pela Associação Juízes para a Democracia, com o apoio do Cesusc.

Após os debates, o Conselheiro do CNJ, Dr. Marcelo Neves, lançará seu livro Transconstitucionalismo. Nesta obra, o autor trabalha com quase uma centena de casos em que ordens jurídicas de diferentes dimensões são confrontadas: local, nacional, regional, internacional e global. Propõe a construção de uma racionalidade transversal que viabilize um diálogo entre ordens jurídicas, trabalhando com incontáveis perspectivas de investigação, pois que se trata de um novo e promissor enfoque.

Sobre Marcelo Neves:
Marcelo Neves é livre-docente, pela Universidade de Friburgo, na Suíça, e Doutor em Direito pela Universidade de Bremen, na Alemanha, tendo realizado Pós-doutorado na Universidade de Frankfurt e na LSE. Foi professor catedrático substituto da Universidade de Frankfurt e professor titular da Faculdade de Direito do Recife. Atualmente, é professor de teoria geral do Estado da Universidade de São Paulo (USP) e professor de Teoria do Direito nos programas de Pós-graduação da PUC-SP e do IDP-DF, além de exercer a função de Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça.