Bacharel formado pelo Cesusc é aprovado no Mestrado do Instituto Tecnológico da

11 de agosto de 2009

O bacharel Romeu Artur Alves de Lemos colou grau no primeiro semestre de 2009 no Cesusc e foi, em seguida, aprovado no processo de seleção para o mestrado profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma das instituições de ensino mais conceituadas do país e sediada em São José dos Campos (SP).

Entre os fatos considerados importantes para aprovação de Romeu no concorrido processo seletivo para o mestrado, esteve seu coeficiente de rendimento dos cinco anos da graduação em Direito. Esse coeficiente é calculado com base nas notas obtidas pelo aluno, desde seu ingresso na Faculdade, e o de Romeu resultou média 9. “As notas do Cesusc foram decisivas no processo de seleção, pois esse é o primeiro requisito que o ITA impõe. Também apresentei minha monografia do Cesusc para análise durante o processo de avaliação e ela foi bastante elogiada”, conta Romeu.

A monografia que apresentou na graduação em Direito teve como tema a “Análise Comparativa das Agências Reguladoras de Transportes Aéreos dos Estados Unidos e Brasil”. Para o professor orientador desse trabalho de conclusão de curso, Osvaldo Agripino Junior, o ingresso de Romeu no ITA pode ser um exemplo para os estudantes de Direito. “A conquista dele mostra a importância do bom aproveitamento acadêmico que os alunos devem se preocupar em ter ao longo dos cinco anos do curso de Direito”, diz o professor.

Romeu é também comandante da aviação civil, com mais de 18.000 horas de vôo e experiência internacional, tendo trabalhado em empresas aéreas dos Estados Unidos, Kuwait e Suíça.

Segundo ele, a definição do tema da pesquisa que realizará no ITA é um dos próximos passos de sua carreira. “Estou em dúvida se abordarei a necessidade de uma nova atitude dos pilotos frente às crescentes inovações tecnológicas na aviação, ou o novo contexto das empresas de aviação frente à sua responsabilidade objetiva no acidente aeronáutico. Esse último é um tema que envolve o Direito de forma significativa e tem a minha preferência”. Cabe à coordenação da pós-graduação em Segurança de Vôo auxiliar o mestrando nessa escolha.