Palestra sobre “Alterações no Código de Processo Penal” abre Semana Jurídica

  • Data de publicação
    10 de novembro de 2008
  • Discussão
    Nenhum comentário

A professora Claudia Fernanda Souza de Carvalho, que é doutoranda em Ciências Jurídicas, foi a primeira palestrante da Semana Jurídica de Direito João Luiz Duboc Pinaud, que está sendo promovida pelo Centro Acadêmico de Direito do Cesusc João Luiz Duboc Pinaud (CA de Direito).

A palestrante convidada destacou a importância desse tipo de evento para a formação dos acadêmicos. “Para o estudante, é de extrema importância porque permite a troca de experiências sobre diferentes assuntos”, comenta.
O Diretor Geral da Faculdade, professor Claudio Marlus Skora, esteve presente na cerimônia de abertura e parabenizou o CA de Direito pela iniciativa. “Temos visto uma retomada do CA, não somente quanto à representação estudantil, como também pela participação nos colegiados e organização de eventos. Isso faz a Instituição crescer como um todo”, disse.
O vice-presidente do CA de Direito, Gabriel Antunes da Silva, contou que a idéia de organizar a Semana Jurídica veio de uma necessidade sentida pelos alunos dessa graduação. “Os temas foram livres, escolhidos pelos palestrantes, porém com o cuidado de não se descaracterizar o aspecto de ser uma Semana Jurídica”, explica.
Quanto ao tema dessa primeira palestra – “Alterações no Código de Processo Penal” – trata-se de assunto chave para os futuros bacharéis que preparam-se para realizar a prova da Ordem, explica a professora Claudia. “O Código de Processo Penal foi alterado em agosto deste ano. Conhecer essas alterações é essencial para o bom advogado, porque são essas minúcias que permitem a ele acabar com o processo até mesmo antes do julgamento do mérito”, avalia.
Inscrições podem ser feitas no local
A inscrição para a Semana Jurídica pode ser feita no local com a doação de 2 kg de alimento não perecível (arroz, feijão, macarrão, ou óleo), que deverão ser entregues no primeiro dia de participação de cada aluno. Os alimentos arrecadados serão doados, em parceria com a Associação dos Servidores na Justiça do Trabalho em Santa Catarina (AJUT) para uma instituição beneficente.

Os participantes da Semana Jurídica terão direito a uma declaração que valerá para validar as horas/aula como atividade extracurricular. Todas as palestras serão realizadas no auditório do Cesusc, de manhã e à noite. O evento conta com o apoio do Cesusc, da AJUT e do Instituto Antígona. Mais informações, pelo blog http://cacesusc.blogspot.com/

Confira a programação dos próximos dias e participe:
Terça-feira – 11.11
9h
Palestrante: Geyson José Gonçalves da Silva
Palestra: Os contornos contemporâneos do direito de propriedade
10h30
Palestrante: Ismael Francisco de Souza
Palestra: O trabalho infantil e os direitos de criança e adolescentes no Brasil
19h

Palestrante: Thiago Fabres de Carvalho
Palestra: O direito penal do inimigo e o direito brasileiro
21h

Palestra: a definir
Palestrante: a definir

Quarta-feira – 12.11
9h

Palestrante: Rodrigo Silva Ferraz de Campos
Palestra: Escritura pública de inventário, partilha, separação e divórcio – Lei 11.441/07
10h30

Palestrante: Thiago Fabres de Carvalho
Palestra: O direito penal do inimigo e o direito brasileiro
19h

Palestrante: Rodrigo Silva Ferraz de Campos
Palestra: Escritura pública de inventário, partilha, separação e divórcio – Lei 11.441/07
21h

Palestrante: Daniel Gebler
Palestra: Aspectos destacados do Tribunal de Júri

Quinta-feira – 13.11
9h

Palestra: a definir
Palestrante: a definir
10h30

Palestrante: Luciana Faísca Nahas
Palestra: a definir
19h

Palestrante: Letícia Albuquerque e Luiz Felipe Bueno
Palestra: Filme e debate sobre estado de sítio