Curso de Direito do Cesusc é considerado um dos 100 melhores do país

10 de novembro de 2008

Na avaliação do Guia do Estudante 2008, publicação da Editora Abril no segmento Educação, o curso de Direito do Cesusc foi classificado com o selo três estrelas, estando entre os cem melhores do país. A edição, que chegará às bancas nesta terça-feira, dia 11 de novembro, listará pela primeira vez um curso do Cesusc. O certificado será entregue nesta segunda-feira, dia 10 de novembro, em cerimônia a ser realizada em São Paulo.

Segundo o Diretor Geral da Faculdade, professor Claudio Marlus Skora, o título demonstra a excelência do ensino oferecido pelo Cesusc. “Esse prêmio é um parâmetro da qualidade do ensino e da marca Cesusc não só em âmbito local, mas também nacional”.

Em todo o Brasil, o Guia analisou 9.053 cursos de 1.263 Instituições de Ensino Superior (IES). As 3.204 carreiras contempladas com as estrelas de qualidade estão concentradas em 509 IES, menos da metade das analisadas.

Entenda como foi feita a pesquisa do Guia do Estudante que atribuiu estrelas aos cursos superiores brasileiros
*com informações do site da publicação

Existe um longo caminho a ser percorrido para que um curso receba as estrelas do Guia do Estudante(GE). Tudo começa na atualização dos dados de cada uma das instituições de ensino superior do país, o que é feito anualmente entre os meses de janeiro e março. Por meio do preenchimento de um cadastro eletrônico, as escolas informam seus dados gerais e os cursos que serão oferecidos no próximo vestibular, bem como a titulação e o ano de conclusão da primeira turma desses cursos. Com essas informações em mãos, a equipe do Guia do Estudante faz a seleção dos cursos que atendem aos dois pré-requisitos da avaliação:

1. Ter a titulação de bacharelado (salvo duas exceções: Pedagogia e Educação Física, das quais são consideradas prioritariamente as licenciaturas);
2. Possuir turma formada há pelo menos um ano (no caso desta avaliação, dezembro de 2005). Em 2007, segundo o levantamento do GE, dos 21.367 cursos oferecidos no país, apenas 8.223 enquadraram-se nos critérios da avaliação.

As etapas da avaliação
Neste ano, uma vez identificados os cursos que seriam avaliados, a redação do GE entrou em contato com os respectivos coordenadores (por e-mail) e solicitou o preenchimento de um questionário, também eletrônico, com dados específicos sobre o curso, como titulação do corpo docente e produção científica.

Paralelamente à identificação dos cursos que seriam avaliados, houve a atualização do corpo de pareceristas do GE, formado por professores, coordenadores de cursos e avaliadores do MEC.

Com a definição do universo de cursos a ser avaliado e a atualização do banco de dados de pareceristas, iniciou-se a avaliação realizada por esses consultores, entre maio e julho de 2007:

– Ao todo, 2.040 pareceristas participaram da avaliação;
– A distribuição dos cursos aos pareceristas de cada área foi feita eletronicamente e de forma aleatória;
– A maior parte da avaliação foi feita via internet, mas muitas entrevistas também foram realizadas por telefone. Cada consultor classificou os cursos que recebeu conforme os conceitos excelente (cinco estrelas), muito bom (quatro estrelas), bom (três estrelas), regular, ruim e "prefiro não opinar", com base no questionário preenchido pelos coordenadores e em seu notório saber.

Após reunir os conceitos para todos os cursos que participaram da avaliação, as informações foram encaminhadas ao Ibope Inteligência, responsável pela consultoria técnica na coleta, sistematização e análise de dados. As estrelas que cada curso recebeu foram resultado de um sistema de pontuação que considerou a opinião dos consultores e, pela primeira vez, um bônus relativo às avaliações de anos anteriores – as próprias estrelas recebidas pelo curso nas quatro últimas avaliações do GE (2003, 2004, 2005 e 2006).

Como resultado final, cada curso avaliado recebeu um conceito, mas somente são divulgados aqueles que receberam três, quatro ou cinco estrelas. Após o final do processo, o resultado da avaliação foi verificado pela Pricewaterhouse Coopers.