Audiência Simulada com alunos da sétima fase do curso de Direito será presidida

10 de setembro de 2008

Os alunos da sétima fase do curso de Direito Diurno do Cesusc participarão na próxima segunda-feira, dia 29, a partir das 14h, de uma audiência de instrução e julgamento simulada que será presidida pelo Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Wilson Augusto do Nascimento (na foto ao lado, ao centro, presidindo audiência simulada realizada em 2007 no campus) no auditório da Faculdade. Trata-se de atividade organizada pela disciplina Prática Simulada I com o objetivo de aproximar os estudantes da dinâmica de uma audiência, tendo em vista a importância dessa experiência para o profissional de Direito. As audiências simuladas dessa disciplina são sempre abertas ao público, até para que acadêmicos de outras fases possam acompanhá-las.

Para estudarem o funcionamento da audiência e o caso que será nela discutido, os alunos da sétima fase participam de quatro encontros de preparação. A partir de outubro, será a vez da turma de sétima fase de Direito Noturno iniciar seus encontros preparatórios para a realização de uma audiência simulada.

Segundo a professora da disciplina e idealizadora desse exercício prático, Iôni Heiderscheidt (foto à direita), essa é uma atividade que o Cesusc oferece como diferencial aos seus estudantes. “A audiência simulada é uma oportunidade em que os acadêmicos podem experimentar, além do técnico, o clima e a temperatura de uma situação em que logo se encontrarão. É uma ocasião em que práticas simples, como a forma de se vestir e o comportamento do juiz e do promotor são observados com maior propriedade”, explica.

Um outro objetivo da disciplina Prática Simulada I é preparar os alunos para a atuação no Escritório de Atendimento Jurídico (ESAJ) do Cesusc, no qual ingressam a partir da oitava fase.

Expectativa dos alunos

Durante os encontros preparatórios para a audiência simulada, o estudante têm a oportunidade de identificar pontos de dúvida no processo e discuti-los com a professora, além de reunir-se com sua equipe para decidir como atuarão durante a prática. Para a acadêmica Margareth Varella (na foto ao lado, à direita), que trabalha há 25 anos como servidora do Poder Judiciário e participará da audiência simulada do dia 29, essa é uma oportunidade de entender melhor os procedimentos que costuma vivenciar. “Por trabalhar no Judiciário, sei como os procedimentos oficiais são realizados, mas nem sempre entendo o porquê. Aqui, na faculdade, tudo é explicado”, conta.

Para a colega de turma, Rosemari Machado Costa, essa será a primeira experiência em uma audiência. “Vim estudar Direito, porque acho que é importante para todo mundo conhecer bem essa área. Muita gente não tem noção dos seus próprios direitos”, explica.

Prática teve início neste ano

Até o segundo semestre de 2007, os alunos de sétima fase que cursavam a disciplina Prática Simulada I realizavam visitas a órgãos públicos parceiros da Faculdade. A partir do primeiro semestre de 2008, essas turmas ganharam uma atividade prática diferente, com a montagem de uma audiência simulada e o oferecimento de encontros preparatórios. A iniciativa de mudança na disciplina se deu pela importância e complexidade teórica e prática desse ato processual; esse aprimoramento objetiva ampliar o aprendizado dos alunos.