Juizados Especiais Cível e Criminal são instalados em prédio vizinho ao campus

  • Data de publicação
    10 de setembro de 2008
  • Discussão
    Nenhum comentário

Foi realizada hoje no Posto de Atendimento e Conciliação do Cesusc (PAC) a instalação de um Juizado Especial Cível e Juizado Especial Criminal, em parceria firmada com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC). Essas três estruturas funcionam nas dependências cedidas pela Prefeitura Municipal de Florianópolis e localizadas ao lado do campus, junto ao Terminal Urbano de Santo Antônio de Lisboa.

O Cesusc e o TJ/SC já mantinham uma parceria anterior, pela qual teve início o funcionamento do PAC e de uma Unidade Judiciária Virtual Avançada (UJVA) em 2006. A instalação dos Juizados amplia o atendimento oferecido pela UJVA, mantendo um diferencial que é o ajuizamento virtual das ações, sem a necessidade de cópia impressa do processo em muitas etapas do trâmite. Atualmente, quinhentos casos estão tramitando pela UJVA.

Durante a cerimônia de instalação dos Juizados Especiais, o presidente do TJ/SC, Desembargador Francisco de Oliveira Filho, destacou a localização estratégica dessa iniciativa, de fácil acesso às crescentes comunidades do Norte da Ilha. “Chegamos a esse terminal urbano, contando desde o início com o apoio do curso de Direito do Cesusc. Nossa esperança é que no futuro aqui funcione um foro distrital”, explicou.

O Diretor Geral do Cesusc, professor Claudio Marlus Skora, lembrou a importância pedagógica do projeto. “A data de hoje é um marco para todos nós educadores, pois incrementa ainda mais a prática jurídica dos acadêmicos do curso de Direito e a atuação dos alunos da Psicologia, que terão em seu currículo mais um diferencial ao auxiliarem nos atendimentos aqui realizados”, concluiu.

O Juiz Wilson Fontana, que já atuava como responsável pela Unidade Judiciária Virtual Avançada e agora assume os Juizados Especiais, também reforçou a localização estratégica desse ponto de atendimento à comunidade. “Quem vive no Norte da Ilha não precisa mais se deslocar até o Centro para ajuizar uma demanda”, disse.

Segundo a coordenadora do PAC do Cesusc, professora Rosane Patussi Braga, as pessoas que procuram o atendimento no Posto já conhecem a agilidade e acessibilidade dos serviços ali oferecidos. “Mais uma vez, o Cesusc sai na frente, participando diretamente dessa parceria e proporcionando aos acadêmicos dos cursos de Direito e Psicologia um grande laboratório”, reforça.

Acadêmicos do Cesusc interessados em conhecer melhor e participar do atendimento do PAC e dos Juizados devem ir ao local no período da tarde e conversar com a equipe de atendimento.

Saiba mais sobre o PAC.