Audiência Simulada é oportunidade de aprendizado para acadêmicos de Direito

10 de abril de 2008

Uma audiência de instrução e julgamento é exercício desafiador para um Advogado, mesmo o mais experiente. Um desafio do qual os acadêmicos de Direito costumam ouvir falar apenas na teoria, ou no máximo assistindo a uma audiência. Para a maioria dos estudantes, fica a imagem de que essa prática é uma realidade ainda distante. Para os estudantes da sétima fase do curso de Direito do Cesusc, no entanto, a dinâmica das audiências está mais próxima do seu dia-a-dia por meio da disciplina de Prática Simulada I.

Até o último semestre, os alunos de sétima fase que cursavam essa disciplina realizavam visitas a órgãos públicos parceiros da Faculdade. A partir desse primeiro semestre de 2008, essas turmas ganharam uma atividade prática diferente, com a montagem de uma audiência simulada e o oferecimento de encontros preparatórios. A audiência simulada será baseada em caso real, presidida por um magistrado de primeiro ou segundo grau em data a ser anunciada. A iniciativa de mudança na disciplina se deu pela importância e complexidade teórica e prática desse ato processual; esse aprimoramento objetiva ampliar o aprendizado dos alunos.

As turmas Diurnas de Direito já iniciaram seus encontros de preparação, sempre nas tardes de segundas-feiras. No quinto encontro ocorrerá a audiência propriamente dita.

Segundo a professora da disciplina e idealizadora desse exercício prático, Iôni Heiderscheidt, o Cesusc é a única instituição a oferecer essa proposta inovadora aos acadêmicos. “A audiência simulada é uma oportunidade em que os acadêmicos podem experimentar, além do técnico, o clima e a temperatura de uma situação em que logo se encontrarão. É uma ocasião em que práticas simples, como a forma de se vestir e o comportamento do juiz e do promotor são observadas com maior propriedade”.

A turma da sétima fase de Direito Noturno, por sua vez, realizará os encontros de preparação e audiência simulada nos meses de maio e junho.