Reitor da UFSC visita campus do CESUSC

  • Data de publicação
    10 de abril de 2008
  • Discussão
    Nenhum comentário

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),  professor Lúcio Botelho, esteve nessa terça-feira (08 de abril) no campus de Santo Antônio de Lisboa do Cesusc para conhecer a estrutura. Ele foi recebido pelo diretor geral Nilo Kaway Júnior, o coordenador da pós-graduação, Juiz Alexandre Ramos, diretor financeiro João Silveira e pelo membro da Mantenedora Antônio Carlos Nunes. As coordenadoras dos cursos de Administração, Betina  Backes, e de Psicologia, Ivanir Barp, também participaram do encontro.

Lúcio Botelho falou das questões que mais afligem a Educação no País e destacou que a bancada catarinense em Brasília (deputados federais e senadores) assinou a emenda que prevê repasse de R$ 50 milhões para a interiorização da UFSC. “A idéia é implantar cursos voltados às demandas de cada região”, disse o reitor, que deixa o cargo no próximo dia 10 de maio.

Para ele, Educação é um bem público, onde há espaço para as iniciativas que tenham seriedade e credibilidade. Nesse sentido, o professor Lúcio afirmou que o Cesusc tem se firmado pela seriedade e credibilidade de uma proposta educativa.

 

Veja algumas declarações do reitor da UFSC durante a visita:
“Num futuro breve neste país, como não haverá vagas públicas para a sociedade inteira, nós vamos juntar as públicas, as profissionais, as comunitárias e as privadas sérias. Vamos estar todos juntos num sistema de ensino”.

“Há um grau de interdependência entre as instituições. Talvez o grande papel que as públicas tenham que reservar para si é a formação de pessoal com pós-graduação para retroalimentar o sistema de Educação que seja basal para todos”.

“Não defendo educação superior para todos. Eu defendo que as pessoas tenham a possibilidade de ter acesso ao ensino superior quando for de seu interesse e vontade”. “Não almejo uma sociedade de doutores e diplomados, mas sim uma sociedade de gente que trabalha, que vive e seja feliz”.