Cesusc faz análise dos resultados do Exame da Ordem 2008/2– OAB/SC

  • Data de publicação
    10 de março de 2009
  • Discussão
    Nenhum comentário

Os dados divulgados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional mostram que o Cesusc obteve um aumento percentual de aprovados no Exame da OAB, seção Santa Catarina (OAB/SC). Conforme declarações emitidas pela OAB, o Cesusc aprovou 31,97% dos egressos do Curso de Direito no concurso 2008.2, realizado pela CESPE/UnB em nível nacional. O percentual dos alunos do Cesusc está acima da média nacional e muito próxima da média catarinense. Em números, isso significa que dos 122 inscritos, 66 foram aprovados na primeira fase e, destes, 39 na segunda fase.

No concurso 2008.1, esse percentual era de 24,18% (maior do que no período de 2005 a 2007, quando a média era de 17,13%). Esses dados começaram a ser analisados pela Coordenação do curso de Direito, Direção da Faculdade e Comissão Própria de Auto-avaliação da Instituição (CPA), visando identificar os acertos e as necessidades de aperfeiçoamento no processo de ensino-aprendizagem.

De acordo com os dados divulgados, verificou-se a necessidade de incrementar o número de aprovados na segunda fase do Exame da Ordem, já que, na primeira fase, 54,1% dos acadêmicos do Cesusc lograram êxito em comparação aos 48% da média nacional. A Coordenação do Curso considera que o foco deve ser dado a instrumentos que permitam aos aprovados na primeira fase manter o desempenho na prova prática.

Para melhorar os índices obtidos, os dados apresentados pela OAB serão repassados aos Núcleo Docente Estruturante – grupo composto por 15 professores do Curso de Direito – para análise e, posteriormente, vão ser discutidos com todo o corpo docente dessa graduação, a fim de que as mudanças já ocorram neste semestre de 2009/1. Esses pontos também orientarão a implementação do currículo 2009, prevendo uma abordagem específica para questões práticas.

No intuito de obter mais informações, inicia-se, nesta semana, uma pesquisa com os egressos da Instituição para identificar quais mudanças podem propiciar que os resultados da primeira fase do Exame da Ordem sejam mantidos na segunda.

No processo de aperfeiçoamento, todos os pontos identificados serão discutidos com os acadêmicos do Curso.

Os dados completos do Exame da Ordem podem ser verificados no site: www.oab.org.br/examedeOrdem/default.htm