Tecnologia adotada no Cesusc reduz consumo de energia elétrica

  • Data de publicação
    10 de fevereiro de 2009
  • Discussão
    Nenhum comentário

O Cesusc inicia, neste primeiro semestre de 2009, um projeto que visa diminuir em até 80% o consumo de energia elétrica referente aos computadores instalados no campus. Com a utilização da tecnologia Thin Client, 110 máquinas deixarão de ter os diretórios de disco rígido – as “torres”, que normalmente acompanham os monitores – para utilizarem apenas pequenas caixas acopladas na parte de trás dos monitores LCD hoje já em uso.

O projeto teve início no Laboratório II de Informática, que adotou 25 peças Thin Client para as máquinas ali utilizadas. A previsão é de que o projeto abranja 110 unidades em uma série de mais três etapas a serem realizadas entre o ano de 2009 e o primeiro trimestre de 2010.

A tecnologia Thin Client funciona permitindo que computadores ligados em rede não possuam um “drive de disco rígido” cada um por estarem conectados a um servidor em que são processados os softwares e armazenados os arquivos. Ou seja, no computador em que há o Thin Client haverá pouco ou nenhum aplicativo instalado. Essa máquina depende primariamente de um servidor central para o processamento de atividades.

A adoção da tecnologia garante computadores mais rápidos para os alunos, ampliando-se também a confiabilidade para salvar arquivos. Caso o usuário esteja elaborando um documento e houver queda de luz no campus, por exemplo, esse arquivo poderá ser recuperado diretamente no servidor, e não mais dependerá da memória da máquina para acontecer a recuperação.

Para o gerente do Núcleo de TI do Cesusc, Flávio Balbinot, a adoção dos Thin Clients é uma forma de atender aos acadêmicos com tecnologia de ponta. “Assim, possibilitamos que todos tenham contato com o que há de melhor e mais diferenciado no mercado da tecnologia”, explica.

As máquinas retiradas do Laboratório II foram remanejadas para outros setores da Faculdade; apenas três equipamentos saíram de uso, e as peças reaproveitáveis foram armazenadas.

A adoção dos Thin Clients coloca o Cesusc de acordo com o que vem sendo chamado de TI Verde, ou seja, a Tecnologia da Informação utilizada de forma ecologicamente correta. Isso porque a redução do consumo de energia elétrica a partir da utilização desses equipamentos, é sensivelmente alta.

Os Thin Client que ainda serão instalados no campus destinam-se para os demais laboratórios de informática, salas de aula e setores de atendimento direto ao público, tal como o Escritório de Atendimento Jurídico do Cesusc (ESAJ).