OAB Cidadã promove filme Juízo nesta terça-feira, dia 13

9 de outubro de 2009

No dia 13 de outubro, às 19 horas, ocorre no auditório da sede catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) a exibição do filme Juízo, da cineasta Maria Augusta Ramos. O evento é uma promoção da OAB Cidadã e do projeto Cinema na Favela. Após o longa-metragem haverá um debate com presença do Desembargador do Rio de Janeiro, Siro Darlan.

"Juízo", lançado em 2007, recebeu o prêmio do júri de melhor filme, no Festival Internacional de Documentário e Filmes de Animação de Leipzig na Alemanha.

Sobre a cineasta e suas obras

Maria Augusta Ramos nasceu em Brasília em 1964. Depois de se graduar em música pela Universidade de Brasília, mudou-se para a Europa onde estudou Musicologia e Música Eletroacústica em Paris, no Groupe de Recherche Musicale (Radio France) e, logo depois, em Londres, na City University. Em 1990, mudou-se para a Holanda onde ingressou na The Netherlands Film and Television Academy, especializando-se em direção e edição.

Seu primeiro longa-metragem, Brasília, um dia em fevereiro recebeu o Prêmio do Júri no Festival de Documentários ‘É tudo verdade’ e participou de vários festivais internacionais. Em 1998, Maria Augusta Ramos criou e dirigiu Butterflies in your stomach, projeto formado por seis curtas sobre crianças e o amor. A obra recebeu o ‘Grote Kinderkast televisieprijs’, prêmio conferido ao melhor programa infantil de televisão na Holanda em 1999.

DESI, realizado em 2000, recebeu o ‘Bezerro de Ouro’, prêmio mais importante do cinema holandês. Foi também vencedor do Prêmio de Público no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã de 2000, festival considerado a Cannes do cinema não-ficcional. Rio, um dia em agosto, realizado no Rio de Janeiro em 2002, para a TV HOS holandesa, recebeu o Prêmio GNT no Festival ‘É tudo verdade’.

JUSTIÇA (2004) recebeu 9 prêmios internacionais, entre eles: Grand Prix, prêmio de melhor filme, no Festival Internacional de Cinema Visions du Réel, em Nyon, na Suiça (maio/2004); La Vague d’Or de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Bordeaux, França (out/2004); Prêmio da Anistia Internacional no Festival Internacional de Documentários de Copenhagen, Dinamarca (nov/2004); Menção Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa, Portugal (nov/2004); Grand Prize, prêmio de melhor filme no Festival Internacional de Documentários de Taiwan (dez./2004).