Cesusc participa da campanha Ensino Responsável 2008

9 de setembro de 2008

A campanha, que é promovida anualmente pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior), será realizada no próximo sábado, 27 de setembro, contando com uma série de atividades de responsabilidade social no campus, todas abertas à comunidade.

O objetivo da ABMES é organizar em um só dia (o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular), em cada uma das cerca de setecentas Instituições de Ensino Superior (IES) particulares participantes, uma mostra de ações e projetos sociais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Confira a programação do Cesusc e participe:

Ação: Conciliar é legal
Promoção: Curso de Direito e de Psicologia
Descrição: O PAC (Posto de Atendimento e Conciliação) do Cesusc é uma extensão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina na comunidade. Realizará audiências conciliatórias para problemas como de família, alimentos, separação, divórcio, vizinhança, aluguéis e débitos.
Período: no sábado, dia 27, a partir das 9 horas

Ação: Arrecadação de livros para o projeto Epopéia Literária
Promoção: Biblioteca
Descrição: Arrecadação de livros para o quiosque localizado no Terminal Integrado de Santo Antônio de Lisboa (TISAN) ao lado da Faculdade. No quiosque, a comunidade tem livre acesso a vários títulos, podendo retirá-los e escolher a data para devolução dos livros.
Período: no sábado, dia 27, a partir das 9h30 às 11h30

Ação: Consultoria gratuita em Design de Interiores
Promoção: Curso de Design de Interiores
Descrição: Consultoria gratuita à população e comunidade acadêmica, nas áreas de organização e planejamento de espaços internos, conforto ambiental (iluminação, térmico, acústico, visual). Haverá também exposição dos trabalhos produzidos pelos acadêmicos do curso.
Período: 22 à 26 de setembro, das 19h às 20h55, e 27 de setembro das 9h às 11h30.

Ação: Voluntariado e Prevenção
Promoção: Curso de Administração e Empresa Junior do Cesusc, Inpacto JR.
Descrição: Serão oferecidas à comunidade dicas sobre prevenção contra doenças e incêndio, além de informações sobre o mercado de trabalho (elaboração de currículos, preparação para entrevistas de emprego, etc.). Serão também obtidas informações sobre o que é o trabalho voluntário e onde pode ser feito.
Período: no sábado, dia 27, a partir das 9h às 11h30.

Ação: Posto Educativo da Organização do Bem-Animal
Promoção: Setor de Extensão do Cesusc
Descrição: Viabilizado pela Organização Bem-Animal (www.obafloripa.org), será montado um Posto Educativo, oferecendo atividades lúdicas para as crianças, bem como orientando e conscientizando a comunidade sobre os cuidados com os animais domésticos e abordando questões como posse responsável, benefícios da castração, abandono, maus-tratos, etc.
Período: no sábado, dia 27, a partir das 9h às 11h30.

Saiba mais sobre o “Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular
Comemorado pela primeira vez em 29 de outubro de 2005, foi precedido por seminários de sensibilização e por publicações da ABMES sobre o tema responsabilidade/compromisso social das IES. A primeira e a segunda edição da campanha contaram com a adesão das entidades representativas do ensino superior particular, de sindicatos, das representações regionais da ABMES, dos Fóruns de Extensão e de Graduação das IES particulares, da Universidade Solidária, da Rádio Bandeirantes, do Canal Futura e de veículos de comunicação das instituições associadas, dentre outros.

Os números da primeira edição (29 de outubro de 2005):
– 197 IES participantes;
– 2.007 atividades realizadas;
– 6.440 professores;
– 44.001 alunos;
 – Cerca de 380.000 atendimentos;
– 21 estados e o Distrito Federal.

Os números da segunda edição (21 de outubro de 2006):
– 400 IES participantes;
– 3.087 atividades realizadas;
– 14.860 professores;
– 118.856 alunos;
– mais de 671.000 atendimentos;
– 24 estados e o Distrito Federal.

Os números da terceira edição (27 de outubro de 2007):
– 647 IES cadastradas;
– 5.946 atividades desenvolvidas;
– 16.140 professores participantes;
– 141.983 alunos participantes;
– 11.650 técnicos participantes;
– 859.177 atendimentos à comunidade;
– 25 estados e o Distrito Federal.

A ABMES criou ainda a revista Responsabilidade Social visando divulgar para todo o País informações sobre as atividades realizadas pelas IES no Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Leia os artigos e os casos de estudos publicados na revista. clique aqui