Cesusc recebe visita de assessor da Presidência da FINEP

9 de abril de 2008

Visitou o Cesusc no dia 7 de abril o Assessor da Presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Gelson Luiz de Albuquerque (na foto ao lado, à direita). Na oportunidade, ele participou de uma reunião com o presidente honorífico do Cesusc, Edmundo Lima de Arruda Junior, o Diretor Pedagógico, Claudio Skora, o Diretor Financeiro, João Silveira, o Coordenador de Pós-Graduação, Juiz Alexandre Ramos e o membro da Mantenedora do Cesusc, professor Prudente José Silveira Mello (na foto ao lado, à esquerda). O tema principal da conversa foi o Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, que integra o conjunto de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O PAC Ciência, como está sendo chamado, é coordenado pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Dr. Sérgio Machado Rezende.

Segundo Gelson Luiz, as instituições de ensino superior públicas e privadas podem contribuir com o desenvolvimento do Plano de Ação da Ciência, Tecnologia e Inovação. “O Cesusc pode contribuir também nesse plano dentro dos campos de estudo nos quais é mais atuante. A idéia é que todas as instituições de ensino superior do país se envolvam”. A participação pode se dar por meio da concorrência nos editais públicos das organizações de fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação, tais como a FINEP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Além disso, existem as emendas parlamentares, que podem propor atividades envolvendo organizações da sociedade civil e tendo como executora uma entidade como a FINEP, por exemplo.
O Assessor da Presidência da FINEP lembrou ainda a importância das Instituições de Ensino Superior fortalecerem seu apoio à inovação. “As instituições devem investir em inovação tecnológica e já devem incluir esse escopo em sua missão, tendo em vista as peculiaridades loco regionais. No Cesusc já existem trabalhos dessa natureza, como, por exemplo, os observatórios sociais [tais como Núcleo de Assessoria Jurídica Popular, o Núcleo de Estudos sobre Preconceito e Intolerância e o Centro de Estudos em Direitos Humanos]. Aqui se usa a pesquisa e a inovação, tendo como eixo agregador o desenvolvimento e a inclusão social”, disse.
A FINEP é uma empresa pública do MCT, dedicada a promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, institutos tecnológicos, centros de pesquisa e outras instituições públicas ou privadas. Atualmente é dirigida por Luis Manuel Rebelo Fernandes, Doutor em Ciência Política e professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio e do Departamento de Ciência Política (GCP) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Saiba mais sobre o Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional.