Cesusc regulamenta sua Ouvidoria

9 de fevereiro de 2009

Portaria da Direção da Faculdade aprovou, neste mês de fevereiro, o Regulamento para a Ouvidoria do Cesusc. Nele, estão especificadas todas as normas de utilização deste canal criado para permitir a interlocução entre a comunidade (acadêmica e externa) com a Instituição. Entre os principais objetivos da Ouvidoria está também o de fornecer subsídios para o aperfeiçoamento dos processos de gestão do Cesusc.

Segundo o Diretor Geral da Faculdade, Claudio Marlus Skora, a Ouvidoria do Cesusc já existe há algum tempo porém o Regulamento vai torná-la um instrumento mais eficaz. “Queremos tornar a Ouvidoria mais “orgânica”, garantindo mais autonomia e, ao mesmo tempo, regulamentando procedimentos que já eram adotados, tais como a produção de relatórios encaminhados à Direção e CPA [Comissão Própria de Auto-Avaliação do Cesusc] para balizar as decisões de gestão e análise da Instituição”, explica.

Atualmente, a Ouvidora da Faculdade é a Gerente de Recursos Humanos, Claudia dos Santos. Ela considera a Ouvidoria um espaço que permite informar ao público o funcionamento da Faculdade. “Em relação à comunidade acadêmica e ao público em geral, é uma forma de obter informações rapidamente. Para a Instituição, a Ouvidoria ajuda a dimensionar o funcionamento da comunicação interna”, diz.

Claudia dos Santos conta que, neste período de férias acadêmicas, a procura pela Ouvidoria vem sendo mais realizada por pessoas interessadas em estudar no Cesusc, e as questões vão desde como se faz um processo de transferência externa para a Faculdade até as formas de acesso ao campus. Já durante as aulas, acontecem, na maioria, contatos feitos por alunos em busca de soluções para questões acadêmicas, como contestação de notas em provas, dúvidas e sugestões sobre a Instituição.

Os interessados em utilizar esse serviço poderão fazê-lo pelo e-mail [email protected]. As mensagens têm seu sigilo resguardado e serão respondidas pelo ouvidor ou encaminhadas para o setor responsável pela questão. O prazo para retorno, estabelecido pelo Regulamento da Ouvidoria, é de até 10 dias úteis. As respostas, no entanto, costumam ser enviadas em cerca de 5 dias.

SAIBA MAIS
Bimestralmente, a Direção Geral recebe um relatório de Solicitações feitas à Ouvidoria, porém nele não constam os nomes dos usuários do serviço. Também cabe à Ouvidoria elaborar e divulgar ao público relatórios periódicos sobre o andamento dos serviços, sugerir às instâncias administrativas medidas de aperfeiçoamento da organização e do funcionamento da Instituição, bem como verificar a realização das ações prometidas pelos setores aos usuários da Ouvidoria.

O contato pode ser feito por estudantes, colaboradores técnico-administrativos, docentes, pessoas da comunidade local e regional e pessoas de outras comunidades. São recebidas reclamações, sugestões, consultas e elogios sobre temas relacionados à Faculdade.