Mercado Financeiro é debatido na segunda palestra da Semana da Administração

8 de outubro de 2008

A popularização da Bolsa de Valores e a atuação de empresas de grande porte junto a seus acionistas foram os temas debatidos na palestra desta terça-feira (07/10) na III Semana de Administração do Cesusc. O auditório lotado comprovou o interesse de alunos, professores e comunidade pelo assunto. A palestra teve o apoio da Intra Corretora, de Florianópolis.

Jessé Lobato Grimberg, gerente Regional da BM&F BOVESPA na Unidade Extremo Sul, apresentou os dados de funcionamento da Bovespa, o que se negocia no mercado de capitais e como esse mercado de ações influencia na economia do país e do mundo. “Uma pessoa supervitária que œo guarda dinheiro não promove desenvolvimento, mas quando junta-se os recursos de várias pessoas ou empresas superavitárias para reinvestir em quem está deficitário, movimenta-se o mercado e há o desenvolvimento social e econômico”, diz ele, simplificando a linguagem para falar mais dos conceitos básicos sobre o mercado de ações e mercados futuros.

Num mercado globalizado como o que vivemos hoje, aumenta ainda mais a importância desta forma de lidar com os recursos financeiros. Jessé mostrou como a Bovespa tem realizado atividades para atingir cada vez mais pessoas. “Iniciativas como a Bovespa vai até você inclui eventos na praia, em congressos e feiras, além de universidades, como o próprio evento do Cesusc. Há cerca de dez anos, apenas 10% dos investidores em Bolsa eram pessoas físicas, hoje esse número chega a 25%, ou seja, um quarto dos investidores são pessoas físicas.”, revelou o gerente regional da Bovespa.

Para abordar o lado das empresas que fazem parte da Bolsa, participaram também os gerentes de Relações com Investidores da WEG, Luis Fernando Moran de Oliveira, e da Tractebel, Rafael José Caron Bosio.

O representante da Tractebel apresentou a empresa, descrevendo seu ativo, estratégias para crescimento e desempenho financeiro nos últimos anos. “Nossos bons resultados nos últimos anos são também frutos da estratégia de identificar possibilidades de elevação no preço da energia, percebendo a elasticidade no mercado de compra e venda”, disse Rafael José Caron Bosio.

Para Luis Fernando Moran de Oliveira, da WEG, os estudantes que desejam ingressar no mercado como profissionais da área de Relações com Investidos precisam, desde já, desenvolver sua formação nesse sentido. “Essa é uma função muito gratificante, que permite ter uma visão ampla do negócio da empresa. Para ser um bom RI, é preciso buscar uma formação generalista e ‘gostar de gente’. É importante entender bem o mercado de atuação da empresa, ser bom de finanças e contabilidade, mas é essencial ser muito bom de comunicação.”

A III SEMAD continua nesta quarta-feira com a palestra “Marketing de Relacionamento e Tendências do Mercado”, que será apresentada pelo gerente de Marketing da empresa de telefonia Brasil Telecom, Ricardo Raabe.