IV Feira de Estágios e Empregos reuniu acadêmicos e agências de integração no ca

8 de agosto de 2008

Nessa quinta-feira, dia 7, o Cesusc realizou a quarta edição da Feira de Estágios e Empregos do seu Núcleo de Assessoria a Carreiras e Estágios (NASCE). As principais agências de estágio do Estado (CIEE, FEPESE, IEL, ICEA) e uma organização mantida por estudantes universitários que viabiliza estágios internacionais, a AIESEC (link para www.aiesec.org/brazil/florianopolis/) estiveram representadas no campus para esclarecer dúvidas, mostrar vagas em aberto e receber currículos dos alunos e da comunidade.

Felipe Mambrini, aluno de segunda fase do curso de Administração, foi um dos primeiros a ser atendidos na Feira. “Quis chegar cedo para poder pegar as primeiras vagas”, conta.

Joana Uhrsilva e Thalita Esteves Diniz são acadêmicas da segunda fase de Psicologia e vieram ter uma idéia do perfil de vagas disponíveis para sua área de estudos. “Eu já trabalho como professora de educação infantil, mas acredito que posso conciliar ainda um estágio, porque é importante começar, o quanto antes, a me inserir na área de atuação que escolhi. Ficar só na teoria, não tem como”, afirma Thalita. Para Joana, que trabalha como técnica de enfermagem, essa é uma oportunidade única de dar continuidade à idéia de fazer um estágio na área da Psicologia. “A Feira é ótima, pois centraliza as agências de estágio. Eu normalmente não teria tempo de ir ao Centro para visitar as agências”, explica.

Para o assistente de atendimento de uma das agências de integração presentes no campus, Tallion Hiatta, essa maior proximidade entre o estudante e a agência é a principal qualidade de feiras como a organizada pelo NASCE do Cesusc. “São ocasiões em que conseguimos fazer muitos cadastros de acadêmicos. Para eles, é uma oportunidade de ter uma renda própria e exercitar a profissão que escolheram. Muita gente que mora no Norte da Ilha e que, normalmente, teria dificuldade de se deslocar até a agência está aproveitando para fazer seu cadastro aqui na Feira.”, diz
(foto feira 3.jpeg) A aluna do curso de Psicologia da 6ª fase, Juliana Oliveira, fez cadastro em todas as agências presentes que ofereciam vagas para sua área de atuação. “Achei bem interessante, porque são oferecidas diversas  vagas boas e estão todos reunidos nesse espaço a nossa disposição”, diz.

A colaboradora do NASCE, Mariana Schneider, conta que acompanhou as quatro edições da Feira realizadas até hoje e considera essa a que está recebendo maior movimento de alunos. “É uma ótima oportunidade para o estudante, porque além de fazer o cadastro, ele já pode sair daqui com o encaminhamento da agência para uma entrevista de estágios”, explica.

A gerente de relações interinstitucionais do Cesusc, Helis BÜchmann, concorda com o sucesso da Feira. “Hoje já escutei depoimentos de alunos de que essa edição está muito boa. A cada semestre, vamos aprimorando o evento”.

A Feira de Estágios e Empregos do Cesusc foi destaque também na imprensa catarinense. Confira:

O que é o NASCE?
O NASCE é um órgão do Cesusc que realiza a captação e divulgação das oportunidades de vagas de estágio e emprego, ofertando-as de forma organizada e sistemática aos acadêmicos. Para tanto, procede a uma triagem das vagas, oferecendo oportunidades relacionadas ao projeto pedagógico de cada curso, com o objetivo de ampliar o nível de satisfação do estagiário e permitindo uma aproximação com o mercado de trabalho. Alunos que estejam em busca de oportunidade de estágio podem se cadastrar junto ao NASCE para receber periodicamente (por e-mails) informativos sobre essas oportunidades. Mais informações pelo e-mail
[email protected] (com Claudia) ou [email protected] (com Mariana), ou ainda no setor de Extensão do Cesusc.