Vernissage no Cesusc reúne artistas, estudantes e convidados

8 de julho de 2009

A vernissage da exposição "Paris 75-05: 30 ans de déclage" reuniu, no dia 7 de julho, na Galeria Cesusc, profissionais do meio cultural catarinense, estudantes, colaboradores da Faculdade e membros da comunidade. A mostra foi lançada tendo como inspiração a passagem do Ano da França no Brasil e traz a visão de dois fotógrafos sobre Paris, capital da França. Os trabalhos de Flávio Oliveira e João Pedro Assumpção Bastos podem ser conhecido nesta mostra gratuita e aberta ao público até a primeira quinzena de agosto.

"As fotos trazem cenas cotidianas, das ruas, bares, tentam observar o dia a dia e colocar em imagem uma cidade tão fotogênica quanto Paris", explica o engenheiro e fotógrafo João Pedro Assumpção.

Para Flávio Oliveira, as fotos preto e branco expostas trazem diferentes pontos de vista sobre uma mesma musa inspiradora, a cidade de Paris. "Esta mostra apresenta, através da técnica da fotografia, uma visão  profundamente afetiva e ao mesmo tempo documental de Paris", explica. As fotos de João Pedro Assumpção foram tiradas entre os anos de 1976 e 84, quando ele ali viveu. Já as de Flávio são mais contemporâneas, fruto de recentes viagens desse fotógrafo à cidade.

Estudantes do Cesusc prestigiaram à vernissage. Foi o caso do aluno da oitava fase do curso de Direito, Marlon Bosse. "Achei algumas fotos lindas e a que mais gostei transmite um sentimento de solidão", conta. Ele diz ainda que gostaria de ver mais na Faculdade exposições que retratem a cultura açoriana. "Seria interessante para motivar a cultura da comunidade próxima ao Cesusc, como foi feito em exposições anteriores realizadas na Biblioteca", diz.

A psicóloga Luciana Moskors foi a vernissage para acompanhar as amigas Fernanda e Eduarda, que são filhas de João Pedro Assumpção. "As fotos são lindas e achei interessante a idéia de fazer essa mostra em uma faculdade", diz Luciana.

Colega de profissão dos artistas da noite, o professor de Fotografia Claudio Brandão elogiou o trabalho que veio conferir. "As fotos são muito bonitas e valem uma segunda visita à exposição, porque na noite de abertura é sempre difícil de observar o trabalho com calma", diz.

A abertura da mostra também foi destaque na imprensa catarinense, sendo divulgada por jornais e programas de TV.