Confira alguns resultados obtidos pela CPA

  • Data de publicação
    8 de junho de 2009
  • Discussão
    Nenhum comentário

Se preferir, salvar esses resultados em seu computador, faça o download do arquivo (formato PDF)

A Comissão Própria de Autoavaliação (CPA) do Cesusc concluiu o trabalho de tabelamento dos dados apurados na pesquisa realizada entre acadêmicos de todos os cursos de graduação durante os meses de abril e maio. Os resultados obtidos vão agora nortear as ações tomadas pela Faculdade, até a realização da próxima pesquisa da (CPA), prevista para o segundo semestre deste ano. Ao todo, foram 741 alunos entrevistados na pesquisa CPA 2009.1.

Além de exigida pelo Ministério da Educação (MEC), para todas as instituições de ensino superior brasileiras, a Autoavaliação é uma forma de os estudantes opinarem sobre a Faculdade. As respostas fornecidas são sigilosas e analisadas somente pela equipe da CPA, composta por representantes dos alunos, professores e colaboradores da Instituição. 

Nesta notícia, divulgamos uma amostragem das conclusões da CPA. Para ter acesso à análise aprofundada da pesquisa, é preciso encaminhar solicitação à CPA por meio de seu e-mail: [email protected]. Mais informações, na página da CPA e na Ouvidoria do Cesusc.
 
Saiba mais sobre os resultados
Abaixo, pode-se conferir uma visão geral sobre nove dos aspectos abordados pela pesquisa, na avaliação de 2009.1, todos escolhidos para divulgação, segundo orientação do MEC, justamente por serem aqueles, entre os avaliados, que mais se destacaram no dia-a-dia dos acadêmicos.
 
Na coleta de dados da CPA, as respostas são transformadas em percentuais, separadas por cursos, e seguem a classificação positiva e negativa. Tudo isso é depois comparado aos resultados da pesquisa da CPA realizada anteriormente. Nessa divulgação, apresentamos os resultados positivos e comparamos os resultados obtidos na Avaliação 2009.1 com 2008.2, no que diz respeito às categorias de “gestão acadêmica” e “desempenho docente”, por serem categorias avaliadas semestralmente. Quanto às demais categorias, a comparação é feita com a Avaliação de 2008.1, por se tratar de categorias avaliadas anualmente.

1) Gestão Acadêmica – Análise da Coordenação de Curso
Foram realizadas quatro perguntas acerca das Coordenações dos Cursos para saber se: mantêm o contato com os alunos, tomam providências para a solução dos problemas, informam as decisões institucionais e cumprem os prazos para responder às solicitações dos acadêmicos. Com base na média dos resultados obtidos, a partir dessas quatro perguntas, verificou-se um aumento das respostas positivas fornecidas por acadêmicos de todos os cursos, chegando-se ao índice geral de 60,3% de aprovação, em 2009.1, na comparação com 2008.2, cujo índice geral foi de 59,8%. A seguir, apresentamos em gráficos os índices gerais positivos obtidos por cada um dos cursos:

2) Desempenho Docente
A avaliação do desempenho docente é realizada a cada semestre, contando em média com 11 questões abordadas sobre a atuação didático-pedagógica do professor em sala de aula. Essas questões procuram detectar o nível de qualidade do ensino na Faculdade, de modo que os resultados obtidos por meio das respostas são computados numa escala de 0,0 a 5,0. O histórico de desempenho do corpo docente tem se mantido acima de 4,0, e a média geral na Faculdade indica um nível significativo e satisfatório na qualidade do ensino, demonstrando a excelência do corpo docente da FCSF, com desempenho estável e crescente: 2008.1=4,2; 2008.2=4,3; 2009.1=4,4.

3) Comunicação Interna
Quanto ao aspecto da Comunicação Interna, foram realizadas três perguntas: se as informações recebidas contribuem para facilitar o dia-a-dia do acadêmico, se as normas institucionais são apresentadas com clareza e se a comunicação interna da Faculdade é considerada eficiente. Os resultados apresentados dizem respeito à totalidade de alunos da Faculdade que respondeu à Avaliação Institucional. Comparando com os resultados obtidos na pesquisa 2008.1, chama a atenção o aumento de respostas positivas em percentuais absolutos na ordem de 8,2%. 
 

 

4) Imagem Institucional
Foi perguntado aos acadêmicos se: têm uma imagem positiva do Cesusc, consideram positiva a imagem do Cesusc na sociedade, divulgam o Cesusc como uma Instituição de qualidade. Os resultados apresentados dizem respeito à totalidade de alunos da Faculdade que respondeu à Avaliação Institucional. Observa-se que a Imagem Institucional projetada pelos alunos sobre a FCSF é significativa tendo, inclusive, melhorado seus índices na comparação com 2008.1.

5) Biblioteca
Para conhecer a opinião dos estudantes sobre os serviços oferecidos pela Biblioteca, a CPA questionou os seguintes pontos: se o atendimento da Biblioteca é satisfatório, a quantidade de livros é suficiente e soluciona os problemas em tempo hábil. Em todos os cursos, o percentual de alunos que aprovam a Biblioteca é, também, significativamente positivo. Os índices obtidos pela Biblioteca são correlatos ao nível de satisfação do corpo discente. 

 

6) Secretaria Acadêmica
No que diz respeito à Secretaria Acadêmica, foram apuradas as seguintes questões entre os respondentes da pesquisa: se o atendimento da Secretaria Acadêmica é satisfatório, se o prazo estabelecido para atender às solicitações dos alunos é perfeitamente cumprido e se soluciona os problemas em tempo hábil. A maioria dos acadêmicos de todas as graduações registrou opinião positiva sobre as três questões, com índices de aprovação 88%. Quando comparada aos resultados obtidos em 2008.1, percebe-se uma manutenção na qualidade dos serviços prestados pela Secretaria Acadêmica, com leve melhoria em um ano. 

7) Financeiro
O atendimento prestado pelo Setor Financeiro foi avaliado mediante respostas às seguintes perguntas: o atendimento é satisfatório, presta as informações solicitadas pelos alunos e soluciona os problemas em tempo hábil? Há um alto índice de satisfação em relação aos serviços do setor financeiro, e, quando comparado à avaliação anterior, pode-se verificar um melhora considerável nos resultados próxima a 5%.
 

8) Informática
Sobre essa área, analisaram-se as seguintes questões: se o número de computadores é suficiente, os computadores atendem às necessidades acadêmicas, e se o suporte técnico soluciona os problemas em tempo hábil. Dentre as respostas obtidas, a estatística demonstra a excelência do percentual positivo.

 

9) Políticas Pedagógicas 
Para avaliar o atendimento prestado ao aluno pela Faculdade, foram analisadas as seguintes questões: nas suas dificuldades de aprendizagem, você recebe orientação e apoio psicopedagógico? Os representantes dos alunos nos Colegiados de Curso mantêm os acadêmicos informados das decisões tomadas nessa instância? Você é consultado sobre as questões a serem trabalhadas nos Colegiados? Entre as áreas abordadas nessa pesquisa, essas três questões são as que apresentam índices  mais reduzidos de respostas positivas entre todas as categorias avaliadas. Além disso, essa categoria foi a única que não obteve  aumento nos resultados positivos comparados ao ano anterior.

 

Observa-se que o curso de Direito obteve uma melhora em seus índices de gestão acadêmica, principalmente no que tange à gestão realizada no período diurno, com acréscimo de 13% na avaliação positiva e 5% no período noturno. Houve, também, uma significativa melhora de 11% na avaliação da coordenação do curso de Design de Interiores.