Acadêmicos de Direito participam de audiência simulada aberta ao público no dia

8 de maio de 2008

Na próxima segunda-feira, dia 12, a disciplina de Práticas Simuladas I do curso de Direito realizará uma audiência simulada de instrução e julgamento com os alunos da sétima fase das turmas diurnas. A atividade contará com a presença do Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Dr. Lédio Rosa de Andrade, para imprimir ainda mais veracidade. Será aberta ao público e se realizará no Auditório do Cesusc a partir das 14h.

A audiência simulada será baseada em caso real de ação de indenização, sendo omitidos os nomes reais das partes. Até o último semestre, os alunos de sétima fase que cursavam essa disciplina realizavam, como atividade prática, visitas a órgãos públicos parceiros da Faculdade. A partir deste primeiro semestre de 2008, essas turmas ganharam essa atividade prática diferente: participação na audiência simulada, após a presença em quatro encontros preparatórios (primeira foto ao lado).

Segundo a professora da disciplina e idealizadora desse exercício prático, Iôni Heiderscheidt (segunda foto ao lado), a iniciativa de mudança na disciplina se impôs pela importância e complexidade teórica e prática desse ato processual, além de ampliar o aprendizado dos alunos: “Alia teoria à prática num processo que envolve os alunos, professores e magistrados”.

Durante a audiência, os acadêmicos interpretam todos os papéis que não o do Juiz, tais como equipes de defesa, acusação e as testemunhas. A professora intervém em alguns momentos para esclarecer didaticamente certos aspectos da prática.

Para o aluno Marcelo dos Santos Dal Bosco, da sétima fase de Direito Diurno, o exercício é interessante pelo fato de os alunos terem contato com uma prática forense desde a graduação. “Proporciona embasamento teórico e prático para a vida de advogado que muitos de nós teremos em breve. Vivemos um pouco do dia a dia forense”.

Opinião parecida expõe o aluno Gabriel da Silva do Lago (terceira foto ao lado), da mesma turma. “A gente aprende na prática: ganho um processo para analisar e me preparo para atuar nele como um advogado”.

A turma da sétima fase de Direito Noturno, por sua vez, realizará os encontros de preparação a partir de 15 de maio e, em junho, terá a oportunidade de vivenciar a audiência simulada.

Sobre o convidado

Lédio Rosa de Andrade (na quarta foto ao lado, durante Congresso de Direito Alternativo realizado no Cesusc em 2007) possui graduação, especialização e mestrado em Direito; graduação em Psicologia e especialização em Economia; doutorado em Filosofía Jurídica, Moral e Política, pós-doutorado em Direito e doutorando em Psicanálise, esses três últimos pela Universidad de Barcelona. Atualmente é Desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina e professor universitário. Tem experiência nas áreas de Psicologia, Psicanálise e Direito, com ênfase em Direito Alternativo.