Professor da Faculdade CESUSC conclui doutorado pela UFSC

  • Data de publicação
    16 de novembro de 2016
  • Discussão
    Nenhum comentário

Professor da Faculdade CESUSC conclui doutorado pela UFSC

O Professor e Coordenador do Curso de Design de Interiores da Faculdade CESUSC, Pery Segala, defendeu a sua tese de doutorado no último mês, no Auditório do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Intitulada “Sistematização das Informações oriundas dos usuários de habitação social”, a pesquisa trata da baixa qualidade do processo de projeto em atendimento à demanda da produção habitacional no Brasil do chamado “segmento econômico” (famílias com renda mensal até dez salários mínimos). Tal constatação está relacionada à falta de contato direto dos projetistas (arquitetos principalmente) com os usuários finais da habitação no início do processo de projeto, resultando em habitações de baixa qualidade por não atender as reais necessidades dos usuários.

“As principais questões abordadas foram o processo de projeto, o briefing com os usuários finais, os fluxos operacionais exercidos pela Caixa econômica Federal, a qualidade habitacional, os sistemas e métodos de avaliação da qualidade e seus parâmetros. A sistematização proposta na tese preenche essa lacuna identificada no processo de projeto. Assim, torna-se um instrumento qualificador do projeto por viabilizar que as informações oriundas dos usuários cheguem ao conhecimento dos projetistas aproximando os mesmos dos usuários finais da habitação”, explica Pery Segala.

A pesquisa foi realizada na região metropolitana de Florianópolis, no período de 2011 a 2016, e contou com a participação espontânea de 110 famílias, por meio de seus representantes, ao responderem a coleta de dados para alimentar o sistema informatizado.

O orientação foi do Prof. Roberto de Oliveira, Ph.D.