Participe dos Grupos de Estudos e Pesquisas da Faculdade

29 de agosto de 2016

Participe dos Grupos de Estudos e Pesquisas da Faculdade

A Faculdade reforça à comunidade acadêmica que foram abertos, neste semestre, 10 Grupos de Estudo de Pesquisa. As inscrições deverão ser feitas até o dia 18 de setembro pelo link http://cesu.sc/InscricoesGrupos

Segundo o Coordenador de Extensão e Pesquisa, Prof. Fernando R. Lengler, os grupos permitirão ao aluno aprimorar a formação a partir de leituras e discussões de temáticas relacionadas às áreas de conhecimento de cada curso.

As reuniões serão quinzenais, e os alunos interessados poderão participar de mais de um grupo independentemente da área de formação. Mais informações poderão ser obtidas com o Coordenador de Extensão e Pesquisa, Prof. Fernando R. Lengler, pelo e-mail [email protected]

Saiba mais sobre cada Grupo de Estudo e Pesquisa abaixo:

.: Direito e Sociedade (GEDIS)
Coordenador: Prof. Sergio Roberto Lema
Contexto e temática: Abordar temática específica que reveste singular relevância no campo da formação acadêmica do estudante do curso de Direito e áreas correlatas.
– Encontros: Quinzenais nas quartas-feiras às 18hs.

.: Constituição, Democracia e Direitos Fundamentais
Coordenador: Prof. Samuel Martins e Prof° Leonardo Chaves
Contexto e temática: As teorias da justiça e sua importância para o desenvolvimento de uma teoria do constitucionalismo brasileiro contemporâneo.
– Encontros: Quinzenais nas quartas-feiras às 17hs.

.: Direito Internacional
Coordenador: Prof. Paulo Potiara Veloso e Profª Aline Beltrame de Moura
Contexto e temática: Estimular e desenvolver pesquisas e estudos críticos sobre as influências de aspectos políticos, sociais e econômicos no direito internacional público.
– Encontros: Quinzenais nas segundas-feiras às 17hs.

.: Direito, Gênero e Feminismos
Coordenadora: Profa. Daniela Felix
Contexto e temática: Compreender como as Mulheres foram se constituindo historicamente enquanto “seres humanos”, entre o social, o privado e as subjetividades, desde a pré-história à atualidade.
– Encontros: Quinzenais a definir.

.: O Direito e o pensamento Foucaltiano
Coordenadora: Profa. Denise Nunes
Contexto e temática: Desenvolver o raciocínio complexo dos participantes frente as mais diversas realidades apresentadas, permitindo a eles o surgimento de insights para a realização de pesquisas e estudos resultantes em trabalhos acadêmicos como, por exemplo, artigos e trabalhos de conclusão de curso.
– Encontros: Quinzenais nas quintas-feiras às 17hs.

.: Experiências com o Sofrimento Psíquico: o processo de restabelecimento (recovery), emancipação e cidadania
Coordenadora: Profa. Tânia Maris Grigolo
Contexto e temática: Promoção da autonomia do usuário dos servições de saúde mental a partir dos princípios e práticas de recovery (recovery-oriented).
– Encontros: Quinzenais nas segundas-feiras das 13hs às 15hs.

.: Psicologia Social-Comunitária
Coordenador: Prof. Gabriel Bueno
Contexto e temática: Problematizar a relação existente entre os saberes da academia e a comunidade na qual ela está situada. O Grupo tem o intuito de aproximar essas duas realidade  e propiciar que ambas possam agregar conhecimento e colaboração uma a outra, almejando um desenvolvimento mútuo em parceria.

.: Ferramenta Big Data
Coordenador: Prof. Cristiano Schwening
Contexto e temática: Estudo dos conceitos e proposição de ferramentas livres para apoiar a busca e análise de grandes volumes de dados (big data) relacionadas a transparência pública do Brasil.
– Encontros: a definir.

.: Práticas Profissionais de Tecnologia em Design de Interiores (NP³D)
Coordenadora: Profa. Paola Beatriz May Rebollar
Contexto e temática: Design inclusivo, compreendendo as necessidades dos idosos. Promove atividades de suporte para a prática profissional e projetos de pesquisas, promovendo uma experiência multidisciplinar visando o desenvolvimento tecnológico, científico e cultural do país.
– Encontros: a definir.

.: Gestão e Tecnologia no Ensino Superior (GeTES)
Coordenador: Prof. Emerson Correa da Silva
Contexto e temática: Estudo sobre as temáticas gestão e tecnologia no ensino superior, propondo constituir como espaço de estudo para experimentação no universo das novas tecnologias e procedimentos e técnicas de gestão que se apresentam na contemporaneidade.
– Encontros: Quinzenais nas quintas-feiras às 17hs